Por que morar em um sobrado?

O sonho da casa própria está presente em diferentes pessoas, de diferentes classes e com diferentes configurações familiares. É um fato que ao considerar realizar esse sonho, muito deve ser pensado e analisado para que tudo corra da melhor forma possível.

Imagem de um sobrado

QUAL É MAIS VANTAJOSO? UMA CASA COMUM, UM APARTAMENTO OU UM SOBRADO?

Morar em sobrado é uma das opções para quem está na procura de um imóvel perfeito para finalmente realizar o sonho da casa própria. Despertou a curiosidade? Então confira aqui quais são as principais vantagens!

 

BENEFÍCIOS DE MORAR EM UM SOBRADO

Quando comparado a casa térrea ou apartamento padrão, o sobrado se sobressai com diversas vantagens, tanto pelo tamanho, ventilação, aproveitamento de luz e muito mais. Mas morar em sobrado é bom?

 

  1. MAIOR ESPAÇO

O sobrado é um imóvel maior, especialmente em comparação às casas térreas e apartamentos novos. Por isso, é uma opção perfeita para famílias grandes ou um casal que deseja ter filhos e faz questão de ter mais espaço para abrigar todos os moradores com máximo conforto.

Isso se dá pelo fato de o espaço, ao ser esticado verticalmente, dobra o seu tamanho. Desta maneira, o espaço extra permite que possa ser explorado cômodos de forma interessante na residência que anteriormente não seriam possíveis.

Por exemplo, é possível deixar o espaço térreo para uma cozinha, sala de jantar, sala de estar e um banheiro para recepcionar visitas, e utilizar o espaço superior para quartos, banheiro, espaços de lazer e até varanda. Com tanto espaço, ponha a criatividade para trabalhar!

 

  1. MAIOR PRIVACIDADE

Como o sobrado tem mais de um pavimento e nos andares superiores ficam os espaços de descanso, é possível ter maior privacidade no dia a dia, já que a área de recepção e quartos ficam separados. Assim, quando cada morador quiser ter o seu espaço, torna-se fácil de isso acontecer.

Além do mais, com um sobrado as chances de receber olhares de pessoas externas diminui, principalmente em sobrados dentro de condomínios. Assim, é possível ter mais privacidade para dançar no meio da sala ou do quarto, andar de pijama ou mesmo para ficar “de boa” lendo um livro sem grandes perturbações externas.

 

  1. ARQUITETURA DIFERENCIADA

Uma das principais vantagens do sobrado é sua arquitetura única, com mais de um pavimento, o que chama a atenção de quem deseja investir em um imóvel que fuja do óbvio e clássico. Além de possuir um estilo e charmes que os diferenciam muito de uma casa ou apartamento.

Isso porque o sobrado se torna uma ótima pedida para quem tem uma vida mais corrida ao longo da semana e não quer perder tempo com uma casa grande demais, com elevadores ou mesmo disputas de vagas no estacionamento.

 

  1. BOA VENTILAÇÃO

O fato de o sobrado ter mais de um andar faz com que o imóvel seja naturalmente bem ventilado, o que acaba por ser um ótimo benefício para os moradores com problemas respiratórios e alergias, minimizando o risco de complicações de saúde.

Desta forma, em épocas de clima mais quente, os moradores sequer precisam investir em um ar-condicionado, por exemplo, evitando gastos com conta de luz.

 

  1. APROVEITAMENTO DE LUZ

Da mesma forma que um sobrado por ser alto aumenta a ventilação, também amplia a entrada de luz e o aproveitamento da mesma. Por ser uma residência mais, capta mais luz natural, podendo também auxiliar na redução de conta de energia.

 

Leia também:
>>> ILUMINAÇÃO: COMO ESCOLHER DE ACORDO COM CADA CÔMODO DA CASA

 

  1. VISTA PRIVILEGIADA

Como se trata de uma construção alta, com mais de um pavimento, o sobrado conta com a vantagem de oferecer para os moradores do imóvel uma vista privilegiada da região, o que faz a diferença quando há áreas verdes por perto.

Por isso é uma boa aposta ter uma sacada e investir em torná-lo um ambiente aconchegante, onde possa se sentar para aproveitar a vista, ler um bom livro ou mesmo dispor uma rede para descansar.

 

  1. PREÇO DE VENDA MAIS ALTO

Geralmente, o sobrado tem preço de venda mais elevado, sobretudo quando comparado ao apartamento e casas térreas. A razão para isso é que esse tipo de imóvel é grande e possui características específicas, o que aumenta seu valor de mercado.

Por ter uma área útil maior, os proprietários têm maior possibilidades de customização do ambiente e o valor a ser agregado na construção o torna mais alto. Portanto, se no futuro quiser vender o sobrado, o lucro será maior.

Para que tenha chances de conseguir um valor bom, é preciso manter a conservação necessária do imóvel, principalmente de sua estrutura, tal como telhado, fiação, encanamentos etc. Com tudo isso em ordem, uma boa pintura basta para que o preço de mercado se torne mais atrativo.

banner guia planejamentno

  1. MAIS POSSIBILIDADE DE RENTABILIDADE

Já pensou em alugar sua residência ou mesmo uma parte dela. Com a maior possibilidade de divisão dos cômodos e em tempos de crise, é uma boa oportunidade para conseguir uma renda extra.

Você não precisa necessariamente sair da sua casa para alugar outra. Uma boa opção é, com a divisão dos ambientes, alugar somente a parte que você não usa. Por exemplo, para quem mora sozinho e ocupa pouco espaço, uma ideia é alugar a parte superior. Basta incluir uma escada exterior, organizar a peça de cima para receber outra pessoa e assim é possível ter um inquilino sem perder a sua privacidade.

No caso de você ter mais de um sobrado, outra ideia é tornar um deles em uma república. Com uma residência grande como um sobrado, torna-se o ambiente ideal para abrigar estudantes. Além do mais, a renda vinda dessa tática se torna bastante interessante.

 

ERROS QUE DEVEM SER EVITADOS EM SOBRADOS GEMINADOS

Tem quem não abra mão de morar em um sobrado. Como vimos até agora, as vantagens são imensas e traduz bastante esse motivo. No entanto, quando se trata de sobrados geminados, são necessários alguns cuidados extras. Confira a seguir.

  • Não cuidar da estrutura física do imóvel, nem das instalações hidráulicas e elétricas. Uma vez que sobrados geminados possuem instalações exatamente iguais, ainda que com ligações independentes, algumas vezes o problema em um dos lados pode acarretar implicações na casa ao lado;
  • Não fazer a marcação das divisões de espaço. É importante manter a divisão bem definida dos limites de cada terreno — embora, nesses casos, os sobrados normalmente já são vendidos com suas especificações métricas;
  • Ao iniciar uma reforma, não avisar o vizinho. Isso é algo que pode afetar os dois lados, por menor que seja a reforma. Portanto, pode ser uma boa ideia avisar o vizinho dos procedimentos para que não haja maiores problemas;
  • Não cuidar da fachada do sobrado, bem como não considerar os ruídos advindos do vizinho pode gerar atritos desnecessários. Por isso, tenha em mente que o sobrado geminado é como uma grande dividida ao meio, e para o bem-estar de todos, é preciso levar esses itens em consideração.

 

COMPRAR SOBRADO PRONTO

Se você está pensando em comprar um sobrado pronto, confira o site da Endepro. Atuando no mercado desde 1992, a empresa é destaque no ramo da construção civil, principalmente pela construção e vendas de imóveis próprios, em condomínios residenciais fechados, e execução e administração de imóveis terceiros.

O que torna a Endepro uma referência na área, é a busca constante pela eficiência, seja na gestão e nas técnicas construtivas, na garantia de cumprimento de prazos ou na excelência em acabamento e atendimento ao cliente.

Ética e transparência, respeito às pessoas e ao meio ambiente, segurança, melhoria contínua e eficácia são apenas alguns dos nossos valores como empresa. Se você busca imóveis em Curitiba ou região, entre em contato com a Endepro!

 

Leia também:

>> Dicas para escolher o bairro certo para morar

>> Organizar a mudança para seu mais novo sobrado: dicas práticas

>> Vantagens de comprar um sobrado na planta em Curitiba