O sonho da casa própria está presente em diferentes pessoas, de diferentes classes e com diferentes configurações familiares. É um fato que ao considerar realizar esse sonho, muito deve ser pensado e analisado para que tudo corra da melhor forma possível.

Uma das opções de tornar esse sonho realidade é comprar sobrado. Mas, será que vale a pena fazer esse investimento? Por que morar num sobrado? Aqui, respondemos essas questões e falamos mais sobre morar nesse tipo de imóvel. Acompanhe!

Imagem de sobrados

QUAL É MAIS VANTAJOSO? UMA CASA COMUM, UM APARTAMENTO OU UM SOBRADO?

Morar em sobrado é uma das opções para quem está na procura de um imóvel perfeito para finalmente realizar o sonho da casa própria. Mas, é vantajoso morar nesse tipo de construção? Sim, trata-se de uma alternativa que oferece vantagens especiais!

Despertou a curiosidade? Então confira aqui quais são as principais vantagens em comprar um sobrado!

 

8 VANTAGENS DE MORAR EM UM SOBRADO

Quando comparado a casa térrea ou apartamento padrão, o sobrado se sobressai com diversas vantagens, seja pelo tamanho, ventilação, aproveitamento de luz e muito mais. Mas morar em sobrado é bom? Veja 8 principais vantagens que indicam que sim:

 

1. MAIS ESPAÇO

O sobrado é um imóvel maior, especialmente em comparação às casas térreas e apartamentos novos. Por isso, é uma opção perfeita para famílias grandes ou um casal que deseja ter filhos e faz questão de ter mais espaço para abrigar todos os moradores com máximo conforto e tranquilidade.

Isso se dá pelo fato de o espaço, ao ser esticado verticalmente, dobra o seu tamanho. Desta maneira, o espaço extra permite que possa ser explorado cômodos de forma interessante na residência que anteriormente não seriam possíveis.

Por exemplo, é possível deixar o espaço térreo para uma cozinha, sala de jantar, sala de estar e um banheiro para recepcionar visitas, e utilizar o espaço superior para quartos, banheiro, espaços de lazer e até varanda.

Com tanto espaço, ponha a criatividade para trabalhar e aproveite para montar um imóvel perfeito como sempre sonhou!

 

2. MAIOR PRIVACIDADE

Como o sobrado tem mais de um pavimento e nos andares superiores ficam os espaços de descanso, é possível ter maior privacidade no dia a dia, já que a área de recepção e quartos ficam separados. Assim, quando cada morador quiser ter o seu espaço, torna-se fácil de isso acontecer.

Além do mais, com um sobrado as chances de receber olhares de pessoas externas diminui, principalmente em sobrados em condomínio fechado. Dessa forma, é possível ter mais privacidade para dançar no meio da sala ou do quarto, andar de pijama ou mesmo para ficar “de boa” lendo um livro sem grandes perturbações externas.

Portanto, se sua intenção é ter máxima privacidade, algo que não é oferecido por casas térreas e apartamentos, o melhor investimento a ser feito é no sobrado!

 

3. ARQUITETURA DIFERENCIADA

Uma das principais vantagens do sobrado é sua arquitetura única, com mais de um pavimento, o que chama a atenção de quem deseja investir em um imóvel que fuja do óbvio e do clássico.

Além disso, os sobrados possuem um estilo e charme que os diferenciam muito de uma casa térrea ou apartamento!

Não é só isso: o sobrado se torna uma ótima pedida para quem tem uma vida mais corrida ao longo da semana e não quer perder tempo com uma casa grande demais, com elevadores ou mesmo disputas de vagas no estacionamento.

 

4. BOA VENTILAÇÃO

O fato de o sobrado ter mais de um andar faz com que o imóvel seja naturalmente bem ventilado, o que acaba por ser um ótimo benefício para os moradores com problemas respiratórios e alergias, minimizando o risco de complicações de saúde.

Desta forma, em épocas de clima mais quente, os moradores sequer precisam investir em um ar-condicionado, por exemplo, evitando gastos elevados com conta de luz. O sobrado tem mais conforto térmico, valendo a pena o investimento para quem deseja comprar imóveis agradáveis.

 

5. APROVEITAMENTO DE LUZ

Da mesma forma que um sobrado por ser alto aumenta a ventilação, também amplia a entrada de luz e o aproveitamento da mesma. Por ser uma residência mais alta, capta mais luz natural, podendo também auxiliar na redução de conta de energia.

O motivo disso é simples: com mais entrada de luz natural não há necessidade de utilizar a artificial para manter os cômodos sempre iluminados. Com isso, gasta-se menos energia elétrica.

Logo, o sobrado é a melhor dica de compra para realizar o sonho da casa própria e contar com benefícios especiais, aproveitando melhor a luz natural para economizar na conta de energia elétrica mensalmente.

 

– Leia também:
>>> COMO MUDAR A DECORAÇÃO DE AMBIENTES APENAS COM A ILUMINAÇÃO

 

6. VISTA PRIVILEGIADA

Como se trata de uma construção alta, com mais de um pavimento, o sobrado conta com a vantagem de oferecer para os moradores do imóvel uma vista privilegiada da região, o que faz a diferença quando há áreas verdes por perto (praças e parques, por exemplo).

Por isso é uma boa aposta ter uma sacada e investir em torná-la um ambiente aconchegante, onde possa se sentar para aproveitar a vista, ler um bom livro ou mesmo dispor uma rede para descansar.

Um ponto importante: detalhes construtivos como a varanda ajudam a valorizar seu imóvel. Portanto, considere comprar sobrado com varanda! Além de ser gostoso ter uma área extra para aproveitar com sua família e animais de estimação, esse local valoriza o imóvel e seu preço de venda ou locação.

 

7. PREÇO DE VENDA MAIS ALTO

Geralmente, o sobrado tem preço de venda mais elevado, sobretudo quando comparado ao apartamento e casas térreas. A razão para isso é que esse tipo de imóvel é grande e possui características específicas, o que aumenta seu valor de mercado.

Por ter uma área útil maior, os proprietários têm mais possibilidades de customização do ambiente e o valor a ser agregado na construção o torna mais alto. Portanto, se no futuro quiser vender o sobrado, o lucro será maior.

Para que tenha chances de conseguir um valor bom, é preciso manter a conservação necessária do imóvel, principalmente de sua estrutura, tal como telhado, fiação, encanamentos etc.

Com tudo isso em ordem, uma boa pintura basta para que o preço de mercado se torne mais atrativo. Mas, se realizar um projeto de decoração especial e construir espaços extras poderá lucrar ainda mais. Logo, encare seu sobrado como um investimento em longo prazo, com valorização de preço a cada melhoria que faz no imóvel.

 

8. MAIS POSSIBILIDADE DE RENTABILIDADE

Já pensou em alugar sua residência ou mesmo uma parte dela? Com a maior possibilidade de divisão dos cômodos e em tempos de crise, é uma boa oportunidade para conseguir uma renda extra.

Você não precisa necessariamente sair da sua casa para alugar outra. Uma boa opção é, com a divisão dos ambientes, alugar somente a parte que você não usa. Por exemplo, para quem mora sozinho e ocupa pouco espaço, uma ideia é alugar a parte superior. Basta incluir uma escada exterior, organizar a peça de cima para receber outra pessoa e assim é possível ter um inquilino sem perder a sua privacidade.

No caso de você ter mais de um sobrado, outra ideia é tornar um deles em uma república. Com uma residência grande como um sobrado, torna-se o ambiente ideal para abrigar estudantes. Além do mais, a renda vinda dessa tática se torna bastante interessante.

 

TIPOS DE SOBRADOS PARA VOCÊ COMPRAR

Agora que você já conhece quais são as vantagens em construir um sobrado, é importante saber que existe mais de um tipo desse imóvel. É possível comprar sobrado geminado e não geminado, sobrado pequeno ou grande, com ou sem sacada / varanda, pronto ou na planta.

Dentre essas alternativas, a que mais causa dúvidas é o sobrado geminado. Afinal, o que é um sobrado geminado? Trata-se de uma construção conjugada, ou seja, quando o imóvel é construído ligado a outro.

Nesse tipo de construção, o lote / terreno é dividido de maneira proporcional e os sobrados costumam ser padronizados, sem permitir grandes alterações construtivas.

Os sobrados são construídos lado a lado e dividem uma mesma parede com os vizinhos. Nesse tipo de imóvel, os da ponta costumam ser os mais desejados, justamente por proporcionar maior privacidade. Além disso, há projetos construtivos nos quais os sobrados das pontas são maiores.

banner guia planejamentno

ERROS QUE DEVEM SER EVITADOS EM SOBRADOS GEMINADOS

Tem quem não abra mão de morar em um sobrado. Como vimos até agora, as vantagens são imensas e traduzem bastante esse motivo. No entanto, quando se trata de sobrados geminados, são necessários alguns cuidados extras.

Confira, a seguir, quais você deve adotar para manter seu sobrado geminado em perfeitas condições sempre:

 

Cuide da estrutura física do imóvel

Não cuidar da estrutura física do imóvel, nem das instalações hidráulicas e elétricas, pode trazer sérios problemas e gastos altos inesperados.

Uma vez que sobrados geminados possuem instalações exatamente iguais, ainda que com ligações independentes, algumas vezes o problema em um dos lados pode acarretar implicações na casa de seu vizinho.

Evite esse tipo de situação ao providenciar manutenções preventivas na estrutura do imóvel, o que ajudará a identificar pontos com maior chance de dar problema e corrigi-los rapidamente, evitando que se agravem e o conserto custe ainda mais caro.

Quando verificar problemas como infiltrações, problemas elétricos e hidráulicos, chame um profissional para analisar o imóvel e corrigir esses detalhes. Se não tiver conhecimento especializado na área, não faça consertos por conta própria numa tentativa de economizar.

Nesses casos, o barato pode sair caro e você precisará gastar mais para realizar o conserto do imóvel. Entregue seu sobrado aos cuidados de um profissional.

 

Faça marcação de divisões de espaço

Um erro muito comum é não fazer a marcação das divisões de espaço. É importante manter a divisão bem definida dos limites de cada terreno — embora, nesses casos, os sobrados normalmente já são vendidos com suas especificações métricas.

 

Avise seu vizinho sobre reformas

Pretende iniciar uma reforma? Então, avise seu vizinho! Pode parecer um detalhe pequeno e sem importância, mas não é. Isso é algo que pode afetar os dois lados, por menor que seja a reforma.

Portanto, pode é uma boa ideia avisar o vizinho dos procedimentos para que não haja maiores problemas. Além disso, esse cuidado ajuda a construir uma relação mais saudável com seus vizinhos, minimizando a possibilidade de brigas.

 

Cuide da fachada de seu sobrado

Não cuidar da fachada do sobrado dá um aspecto feio para a construção, desvalorizando o imóvel. Quer evitar esse tipo de situação? Neste caso, adote um plano de manutenção da fachada, com limpeza e pintura.

 

Tenha bom humor para lidar com ruídos de vizinhos

Quem mora em sobrado geminado precisa ter um pouco mais de bom humor para lidar com ruídos de vizinhos, para minimizar a possibilidade de atritos.

Tenha em mente que o sobrado geminado é como uma grande casa dividida ao meio, e para o bem-estar de todos, é preciso ter um pouco mais de paciência com seu vizinho, se ele estiver cumprindo a lei do silêncio.

Se achar que seu vizinho está abusando ou que seu barulho está lhe atrapalhando em algo, tente conversar amigavelmente com ele para chegar a uma solução que agrade a ambos.

Lembre-se sempre que a ideia é manter uma boa convivência com seus vizinhos. Se souber fazer isso, terá muito mais harmonia em seu lar e mais chances de fazer novos amigos na vizinhança.

 

O que considerar ao comprar sobrado?

Decidiu comprar sobrado? Então, considere alguns pontos essenciais para acertar na sua aquisição e fazer o melhor investimento! Abaixo, você conhece o que considerar:

 

Busque por avaliação profissional

Vai comprar sobrado pronto? Neste caso, busque por avaliação profissional, para verificar se o imóvel tem problemas construtivos. Assim, conseguirá identificar previamente se é um bom negócio ou não.

 

Tenha atenção redobrada com a documentação

Como se trata de uma transação de alto valor, tenha atenção redobrada com a documentação. Verifique certidões para identificar se há empecilho para venda ou dívidas. Também leia o contrato de compra com cuidado para saber se acordos verbais estão no documento.

Ao ter esse cuidado com a compra, reduz-se expressivamente a possibilidade de golpes e prejuízos.

 

Visite o imóvel e vizinhança

Se for comprar um sobrado pronto, visite o imóvel mais de uma vez e dê uma volta pela vizinhança para verificar se a região é exatamente como deseja. Assim, as chances de arrependimento são menores.

 

Considere entre sobrado na planta e pronto

O sobrado na planta tem a vantagem de ser mais barato na maioria dos casos. Além disso, o imóvel se valoriza com o tempo. Mas, não possibilita mudar assim que assinar o contrato. Portanto, se tiver pressa em mudar, essa não é uma opção tão interessante.

Já o sobrado pronto permite mudar rapidamente, mas costuma ter preço sutilmente maior. Porém, lembre-se que é um valor que compensa porque terá a vantagem de se mudar quando quiser.

 

COMPRAR SOBRADO PRONTO

construtoras de sobrados em Curitiba casal

Se você está pensando em comprar um sobrado pronto, confira o site da Endepro. Atuando no mercado desde 1992, a empresa é destaque no ramo da construção civil, principalmente pela construção e vendas de imóveis próprios, em condomínios residenciais fechados, e execução e administração de imóveis terceiros.

O que torna a Endepro uma referência na área é a busca constante pela eficiência, seja na gestão e nas técnicas construtivas, na garantia de cumprimento de prazos ou na excelência em acabamento e atendimento ao cliente.

Ética e transparência, respeito às pessoas e ao meio ambiente, segurança, melhoria contínua e eficácia são apenas alguns dos nossos valores como empresa. Se você busca imóveis em Curitiba ou região, entre em contato com a Endepro e compre com uma construtora em Curitiba de casas e sobrados experiente!

 

– Leia também:
>>> QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE UM SOBRADO EM CONDOMÍNIO FECHADO?

>>> 5 DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SE QUER COMPRAR UM SOBRADO