Existem sinais de problemas estruturais em imóveis que muitas vezes são ignorados, mas que exigem atenção porque podem indicar um grande risco de segurança. E quais seriam eles? A seguir, listamos os mais comuns. Acompanhe!

sinais de perigo em um imóvel

Principais sinais de problemas estruturais

Edificações com problemas estruturais costumam apresentar sinais físicos fáceis de serem identificados. Veja, logo abaixo, os mais comuns em imóveis como os sobrados:

 

  • Fissura, trinca e rachadura

A fissura, trinca e rachadura são aberturas na parede, a única diferença entre elas é o tamanho. Uma fissura, por exemplo, é superficial e pode ter abertura de até 0,5mm. Normalmente, não indica um problema estrutural, mas pode evoluir para isso se não for corrigida.

Já a trinca corresponde a uma abertura que varia de 0,5mm a 1,0mm. A rachadura, por sua vez, tem mais de 1,0mm. Ambas remetem a anomalias na edificação e colocam em risco a estrutura do imóvel.

 

  • Mofo

O mofo é comum em áreas úmidas, como banheiros e lavanderia, especialmente em cantos que retêm água e não são ventilados. Em situações assim, não representam problemas estruturais, mas merecem ser checados para verificar se não se trata de algo grave.

Se as marcas de mofo aparecerem em locais não úmidos, como quarto, sala, corredor e cozinha, desconfie e procure um profissional para analisar a área, porque isso é um indicativo de infiltração ou vazamento de tubulação.

O grande problema disso é que pode comprometer a estrutura e estabilidade do imóvel como um todo, além de aumentar o risco de pessoas com problemas respiratórios terem essas doenças agravadas.

 

  • Bolhas na parede

As bolhas na pintura da parede aparecem com o passar do tempo, quando a pintura já foi realizada há anos. Mas, também podem ser sinais de infiltrações e vazamentos. Consulte um profissional para analisar a área atingida e realizar o conserto, se necessário, de modo a garantir a segurança e beleza do imóvel.

 

  • Falhas em revestimentos

Casos típicos de falha em revestimentos são quando pisos ou azulejos se soltam com facilidade, o que aumenta o risco de acidentes domésticos, mas também significa que há problemas como falha no assentamento, erro na utilização de produtos de construção ou presença de infiltrações e vazamentos.

 

  • Erro na concretagem

O erro na concretagem é um problema identificado comumente na parede, laje e pilar, quando há irregularidades na estrutura, apresentando espaços que não foram totalmente preenchidos com concreto, o que pode desestabilizar o imóvel. Também indica que a construção não foi executada seguindo normas de qualidade.

 

Como evitar problemas estruturais no imóvel

Vai realizar o sonho da casa própria e comprar sobrados em Curitiba? Então, saiba que também é importante evitar problemas estruturais no imóvel, para garantir sua valorização no mercado.

A primeira dica é buscar uma construtora de sobrados em Curitiba renomada, que disponibilize imóveis executados com excelência, seguindo normas de qualidade vigentes. Dessa forma, a possibilidade de enfrentar problemas estruturais com o tempo é mínima.

Além disso, faça uma vistoria e manutenção periódica no imóvel, para identificar e reparar eventuais problemas logo no seu início, impedindo que se desenvolvam e se agravem.