Realizar uma venda de terreno rápida e lucrativa é o interesse de quase todo proprietário. No entanto, nem sempre isso acontece. É justamente nesse momento que muitos se perguntam: afinal, como vender meu terreno?

Existem dicas que podem ajudar na venda, acelerando-a, além de torná-la mais lucrativa. Confira quais são essas dicas e coloque todas em prática para ter sucesso na comercialização.

Dicas para venda de terreno

Como vender terrenos

As vendas de terreno devem levar em consideração diferentes pontos para facilitar todo o processo e aumentar a possibilidade de faturar mais. Veja quais são eles e o que fazer para vender seu terreno:

 

Levantamento das características do terreno

Não dá para vender algo sem saber todas as características desse produto. Isto também se aplica ao terreno. É importante levantar dados essenciais, como endereço, tamanho, inclinação, pontos de referência, entre outros.

Quanto mais detalhes tiver sobre o terreno, melhor. Dessa forma, será possível responder prontamente todas as perguntas de interessados e garantir que a negociação seja realizada de maneira mais rápida e com valor justo.

 

Documentação

Toda a documentação do terreno deve estar em ordem, seja um lote residencial ou comercial. Caso não esteja, a venda não poderá ser realizada ou isso abre oportunidade para que o valor do bem seja reduzido em uma negociação.

É importante que o proprietário tenha uma certidão atualizada do terreno e outra negativa que é emitida pela prefeitura, para comprovar a situação regular de impostos. Caso o terreno esteja em um condomínio, peça uma certidão negativa de dívidas condominiais.

 

Limpeza do terreno

Pode parecer um detalhe menor, mas não é! Lembre-se sempre do ditado “a primeira impressão é a que fica” e procure manter o terreno limpo, livre de entulho ou mato, porque possibilita que o comprador consiga visualizar melhor o que pretende adquirir.

Além disso, mato alto e entulho escondem as características reais do terreno, como eventuais desníveis, o que pode comprometer a negociação durante a venda da propriedade, gerando desinteresse nos candidatos à compra.

 

Anúncios

Se ninguém souber que seu terreno está disponível, ele não será vendido tão cedo. Por isso é importante investir em anúncios, que podem ser feitos em sites específicos de imóveis e terrenos, em imobiliárias e páginas de classificados.

Também é interessante disponibilizar anúncios em perfis de redes sociais, o que permitirá o compartilhamento e maior alcance, com possibilidade de fechar negócio em um prazo mais reduzido e sem intermediadores.

 

Corretores

Uma alternativa para venda de terreno é contatar corretores para atuar na intermediação da transação, conectando comprador e vendedor. No entanto, lembre-se que corretores cobram uma taxa de venda, que normalmente é de a partir de 5% do valor da transação.

 

Construtoras

Se quiser se livrar do pagamento da taxa dos corretores ou ter uma alternativa de permuta por imóvel, negociar o terreno com uma construtora é a melhor solução.

A venda de terreno para construtora possibilita um melhor retorno financeiro para o proprietário e dá a tranquilidade de que todo o processo será feito com o suporte de profissionais capacitados, descomplicando a transação.