Pequenos detalhes podem mudar completamente uma decoração. Uma das provas disso é que basta investir numa iluminação residencial diferenciada para o ambiente ganhar mais charme.

iluminação-residencial

Mas, como adotar uma iluminação especial e transformar ambientes? Aqui, damos opções e dicas para investir nessa ideia e conquistar resultados incríveis. Confira!

 

Luz direta

Também chamada de dirigida, a luz direta tem como finalidade destacar detalhes do cômodo, direcionando o olhar para eles. É o caso da iluminação colocada sobre quadros ou mesas na decoração da sala de jantar, por exemplo.

É uma alternativa interessante para evidenciar algo que goste muito na decoração, mas é preciso tomar cuidado para a luz direta não ofuscar o restante do ambiente. Ter equilíbrio na iluminação é fundamental.

 

Luz difusa

A luz difusa normalmente é feita com luminárias difusoras, que amenizam sombras e criam uma iluminação mais suave e acolhedora. Por isso, é a melhor opção para a decoração de quarto e sala, ajudando a criar um ambiente confortável.

 

Luz indireta

Na luz indireta, um bloqueador é colocado sobre a lâmpada, o que impede que a luz seja vista diretamente, o que se enxerga é somente uma claridade. Ao utilizá-la, cria-se um ambiente intimista, o que torna esse tipo de iluminação perfeito para quartos e salas.

 

Wall washing

Trata-se da iluminação banho de luz, com spots próximos à parede para valorizar detalhes presentes nela, como cores, pinturas diferenciadas, revestimentos, texturas e obras de arte.

O wall washing é a iluminação ideal para quem busca dar um efeito mais sofisticado e elegante para o ambiente, podendo ser instalado em salas, quartos, banheiros e corredores.

 

Downlight

A iluminação downlight é uma variação da luz direta / dirigida e trabalha com a utilização de vários pontos de luz, de maneira a tornar o ambiente mais claro. Curiosamente, funciona melhor em ambientes amplos, portanto, deve ser evitada na decoração de sala pequena.