O que preciso saber para construir um sobrado em condomínio fechado?

Quer construir um sobrado em condomínio fechado Curitiba? Neste caso, confira a lista que preparamos com tudo o que você precisa saber para realizar essa tarefa com excelência e de forma econômica, transformando seu sonho da casa própria em realidade!

construir sobrado em condominio fechado

  1. Cuidado na escolha do lote

O primeiro passo é comprar o lote, o que demanda ter um cuidado especial para escolher uma área com metragem adequada num bom local. Dê preferência para um lote com terreno plano, que facilita e barateia a construção.

Além disso, prefira um lote com boa luminosidade e circulação de ventos. Lembre-se que esquinas costumam ser mais buscadas, porque oferecem vista limpa / aberta dos dois lados e proporcionam maior privacidade, mas esses lotes são mais caros.

Se estiver em dúvida sobre qual lote escolher, visite o local com um arquiteto e/ou engenheiro, profissionais que poderão lhe ajudar na escolha, considerando suas expectativas.

 

  1. Faça um projeto

Com o terreno comprado, é importante se dedicar à elaboração do projeto de construção do sobrado, envolvendo planejamento de desenhos, espaços, fachada, cronogramas, materiais de construção, entre outros detalhes.

A recomendação geral é contratar um profissional especializado para elaborar esse projeto, como o arquiteto, e desenvolvê-lo com o apoio de outros moradores do sobrado, para deixar o imóvel de acordo com o sonho de todos.

 

  1. Elabore um orçamento

Quero construir um sobrado, quanto vou gastar?” é uma das dúvidas mais comuns. Para ter uma previsão de gastos, o orçamento da construção do sobrado em terreno fechado é essencial.

O orçamento permite ter maior controle sobre gastos e evita ficar no vermelho. Na hora de elaborar o seu, considere três gastos principais: mão de obra, materiais de construção e acabamentos.

Quando for comprar materiais ou contratar mão de obra, faça orçamentos, pelo menos três, o que possibilitará que tenha uma média de preço do mercado e escolha o que lhe ofereça melhor custo-benefício.

 

  1. Contrate mão de obra qualificada

A contratação de mão de obra capacitada faz toda a diferença na construção do sobrado, já que permite assegurar a qualidade do imóvel, minimizando o risco de retrabalhos ou de ter de realizar constantes consertos.

Além disso, aumenta a possibilidade de cumprimento do prazo de entrega estabelecido no cronograma e reduz expressivamente o desperdício de material, ajudando a economizar na construção.

 

  1. Evite alterações no projeto

Quanto mais alterações fizer, mais tempo o projeto demorará para ser finalizado e maior a chance de precisar comprar mais material de construção, o que aumentará expressivamente os gastos com o imóvel.

Por isso, o ideal é se dedicar intensamente ao projeto, para deixá-lo exatamente da forma que deseja. Se quiser fazer alterações durante a execução, tente realizar as que não aumentarão o prazo de finalização ou os gastos.

 

  1. Considere contratar uma construtora

O grande diferencial de contratar uma construtora de sobrados em Curitiba é a possibilidade de simplificar o trabalho, passando a ter uma equipe especializada para realizar as atividades.

Além disso, há a maior possibilidade de finalizar a construção no prazo e dentro do orçamento disponível, sem gerar novos gastos, sendo a alternativa ideal para economizar.