Em algum momento da vida todos vão precisar vender ou comprar um imóvel. Quem já passou por esse processo sabe o quanto ele pode exigir calma, paciência e atenção. O que muitos não sabem é que existem outras formas de conseguir um lugar para morar, como a permuta de terreno, permuta de terreno para construção, permuta de terreno por casa, permuta de terreno para construção ou permuta de terreno por sobrado. Nesse modelo, é feito um contrato entre os interessados onde cada um deverá fazer a troca de um bem pelo outro, no mesmo valor, ou seja, as propostas de permuta dos terrenos devem ser iguais, ou pelo menos atender ambas as partes.

Essa opção já utilizada pelas pessoas que desejam adquirir um imóvel de uma forma mais rápida e fácil. E que ainda pode crescer bastante, principalmente se tratando das dificuldades encontradas para vender um imóvel atualmente, geradas pela crise e também pela pandemia.

imagem de uma maquete de sobrado em cima do projeto

Recomendamos que leia esse artigo até o final para entender melhor como funciona a permuta de terreno por imóvel e quais cuidados e considerações você precisa antes de fazer essa escolher esse tipo de negociação.

 

O que é permuta de terreno?

Um pouquinho diferente dos demais modelos que estamos acostumados de ver por aí, a permuta de terreno por imóvel surgiu como uma forma de facilitar a vida de duas pessoas que estejam interessadas em adquirir um imóvel, independente de qual seja o seu objetivo, como já citamos no início desse artigo. Aqui o pagamento não é feito por meio das cédulas físicas, mas sim pela troca de outros bens, e somente se for necessário existe a possibilidade de se fazer um complemento com dinheiro, isso é o que chamamos de torna.

Quando uma pessoa coloca um determinado terreno a venda ou a disposição de receber outras negociações e surge o interesse de uma segunda pessoa nesse local para construir uma casa, por exemplo, ela poderá efetuar o pagamento por meio de outra casa já pronta, se o valor não cobrir totalmente, ela ainda pode passar o restante em dinheiro.

Existe a possibilidade ainda de fazer um contrato de permuta de um terreno para a construção de um prédio em troca de unidades depois de terminar o imóvel.

 

Quais considerações são importantes ter ao optar por uma permuta de terreno?

O contrato da permuta de terreno por imóvel é bem parecido com os demais contratos, deverá ser feito por meio de uma escritura em cartório e constar de forma clara e objetiva todas as informações, como valor, endereço, dados completos das partes, endereço do imóvel, tributos dos bens e a data de entrega do imóvel, tudo muito parecido com os outros contratos de compra e venda de imóveis. Isso acontece porque se trata de um acordo legal que exige 4% e 6% do valor do imóvel em negociação.

Para ter sucesso e evitar maiores dores de cabeça, é bom saber o quanto vale o empreendimento ou bem que está oferecendo para troca. Nesse caso é primordial contratar o serviço de um corretor de imóveis ou uma imobiliária que saberá falar ao certo quanto vale o terreno ou o imóvel em si, de acordo com o lugar que está localizado, os outros empreendimentos que tem ao redor, a conservação quanto a estrutura do imóvel, entre outras formas de avaliações.

Algumas outras dicas importantes são:

– Faça uma vistoria completa antes de assinar o contrato;

– Faça uma visita no imóvel;

-Peça para ver toda a documentação legal;

-Procure saber os motivos da permuta.

Bom, com essas informações certinhas, agora você sabe o valor que tem para negociar, tem dimensão do que pode conseguir com uma permuta de terreno ou o quanto precisará complementar para adquirir algo maior.

 

Leia também:
>>> 5 DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SE QUER COMPRAR UM SOBRADO

 

Quais são os tipos de bens que podem ser inseridos em um contrato de permuta?

Existem infinitas opções para permutar como os lotes vagos, condomínios, casas, lojas, prédios, unidades que ainda serão construídas, apartamentos, galpões, entre outros. Mas não é permitido envolver outros tipos de bens materiais, como automóveis e ações na permuta de terreno.

banner guia planejamentno

Quais as vantagens de uma permuta de terreno?

A permuta de terreno por imóvel pode ser um ótimo negócio para as pessoas que não querem ter problemas com dívidas no futuro, já que para fazer a aquisição de um imóvel hoje em dia, é necessário fazer empréstimos.

Outra excelente vantagem é quanto aos tributos, não há isenção no imposto de renda, isso quando não existir o torna na permuta, aquele complemento em dinheiro, como já foi citado. Já que a Receita Federal define que determinado imóvel já foi declarado pelo proprietário anterior. Mas quando a pessoa complementa o valor, então haverá impostos a ser pago.

Depois que tudo estiver certinho, o novo proprietário poderá fazer o que bem entender como imóvel, seja fazer algum tipo de construção, colocar para aluguel e revender.

 

Permuta de terreno por imóvel em Curitiba

Esse pode ser um bom investimento se for compatível para ambas as partes e seguindo essas nossas dicas, temos certeza que poderá trazer ótimo retorno, além de ser um meio muito mais prático e rápido para quem quer ter um imóvel o quanto antes.

Caso tenha um imóvel ou terreno em Curitiba e deseja vender ou permutar, então entre em contato com a Endepro Engenharia e envie a sua proposta de permuta de terreno. Estamos a sua disposição para possíveis negociações, já que sempre estamos em busca de ampliação na construção dos nossos projetos. Aproveite e faça uma permuta de terreno em Curitiba!

 

Leia também:
>>> COMO VENDER UM TERRENO RÁPIDO?

>>> DICAS PARA CONSTRUIR UM SOBRADO EM CURITIBA