Quem deseja comprar imóvel e realizar o sonho da casa própria se preocupa com a instabilidade do mercado provocada pela pandemia de Covid-19.

É justamente ao observar esse cenário de incerteza que muitos se perguntam: afinal, compensa comprar imóvel agora ou esperar o pós-pandemia?

Curiosamente, este é considerado por especialistas o melhor momento para comprar imóveis. Continue a leitura e saiba o porquê!

pessoa recebendo as chaves da casa

Setor imobiliário na contramão do prejuízo

Quando a pandemia do novo coronavírus foi oficialmente decretada, muitos setores econômicos previram uma queda brusca. Mas, não foi bem isso que aconteceu no mercado imobiliário, pelo menos depois dos primeiros meses da pandemia.

De acordo com pesquisas realizadas pelo Grupo Zap, de fevereiro a abril as vendas de imóveis recuaram em aproximadamente 50% em São Paulo, que é o mercado que mais gera renda no segmento imobiliário.

A partir de abril até setembro, isso mudou completamente e houve uma maior procura por imóveis, com aumento expressivo na taxa de vendas.

De acordo com o SecoviSP (Sindicato de Habitação de São Paulo), até setembro de 2020 foram feitas 49.700 vendas de imóveis em São Paulo, em contraposição a 49.200 totais de 2019.

Esse é um cenário que se replicou em todos os estados do país, com mais pessoas buscando imóveis e financiamentos imobiliários para comprar uma casa ou apartamento próprio ou simplesmente mudar para um lugar que atenda melhor suas necessidades.

 

Por que o mercado imobiliário está aquecido na pandemia?

Há dois motivos para isso. Um deles é que as pessoas passaram a repensar sua relação com a casa, de modo a valorizar o espaço e buscar qualidade de vida, ainda mais quando se passa o dia todo em casa por conta do isolamento social.

Por isso, surgiu uma maior procura por imóveis maiores, com mais cômodos, com quintal, varanda ou perto da natureza. Inclusive, o consumidor está disposto a pagar um pouco mais para ter uma casa, sobrado ou apartamento com essas características.

Outro motivo é a taxa Selic, que é uma taxa de juros básica aplicada em transações financeiras como nos financiamentos imobiliários. Até fevereiro de 2021, a Selic estava em sua menor média histórica, que é 2% ao ano.

Agora em março, foi atualizada pelo Banco Central e está em 2,75%, que ainda é uma porcentagem baixa, principalmente quando se considera que antes da queda para 2% o valor era de 4,5%.

E o que isso quer dizer, especificamente? Simples: o preço final do imóvel está mais barato, principalmente se quiser financiá-lo, passando a pagar valores mais baixos todo mês.

Essa é uma característica interessante, porque quando a taxa de juros cai, as famílias de baixa renda conseguem comprar imóvel porque a prestação do financiamento é menor, sem prejudicar seu orçamento mensal. Isso ajudou a procura por imóveis crescer muito.

 

Por que esse é o melhor momento para comprar imóvel?

Existem três principais motivos que justificam comprar imóvel na pandemia. A seguir, listamos quais são. Acompanhe:

 

Taxa de juros mais baixa

Como dito anteriormente, a taxa Selic está a 2,75% ao ano, o que ainda é um valor relativamente baixo. Na prática, significa que você pagará menos no imóvel e seu financiamento, com parcelas mais atrativas.

Esse é um bom momento para comprar imóvel porque a tendência é que a taxa Selic aumente com o passar do tempo, principalmente se a inflação se mantiver alta. Com isso, se deixar para realizar a compra mais para frente, corre o risco de pagar mais.

 

Iniciativas bancárias para redução de juros

Durante os primeiros meses da pandemia, as instituições financeiras se movimentaram para criar e lançar iniciativas com redução de juros de financiamento imobiliário, para incentivar as vendas.

A Caixa Econômica Federal, que é líder de crédito imobiliário no país, foi uma das instituições que aderiram a esse movimento, tanto que foi a primeira a lançar uma linha de crédito imobiliário indexada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

O Itaú Unibanco também criou e lançou uma linha de crédito ligada à poupança, para ampliar a possibilidade de crédito e o acesso de seus clientes ao financiamento imobiliário.

Essa maior quantidade de produtos com juros mais atrativos gera concorrência e o consumidor é quem se beneficia, podendo negociar e escolher a alternativa que melhor atende seu orçamento.

 

Previsão de aumento de valor de imóveis

O setor imobiliário está aquecido e com maior demanda, o que começa a pressionar os preços. Por isso, a tendência é que os valores subam com o passar dos meses ou oscilem. Logo, comprar antes pode ajudar a garantir um melhor preço.

 

Comprar imóvel ou investir?

Uma dúvida muito comum é se vale a pena comprar imóvel ou investir, principalmente durante a pandemia. Curiosamente, depende de seu perfil, se mora de aluguel ou já tem uma casa própria, se investe em renda fixa ou opções com maior rentabilidade.

Mas, de modo geral, a compra do imóvel é a que compensa mais em longo prazo, porque a casa, sobrado ou apartamento se valorizam mais, o que significa que seu valor de venda será maior do que o que pagou na compra.

Sobre os investimentos, a taxa Selic está baixa para gerar rendimentos expressivos, principalmente quando se tem um perfil mais conservador e deixa o dinheiro em renda fixa, como poupança, CDB, LCI e LCA.

Portanto, se quiser fazer um investimento com maior chance de retorno, seja em curto prazo (por ter melhor qualidade de vida num imóvel próprio) ou em longo prazo (com a valorização da construção), comprar imóvel durante a pandemia é melhor do que investir.

 

Comprar sobrados em Curitiba

Decidiu comprar sobrados, para aproveitar o bom momento do mercado e ter acesso a melhores condições de pagamento? Então, não deixe de conferir os sobrados em Curitiba da Endepro!

Todos os projetos e empreendimentos Endepro são feitos com máxima qualidade e perfeição na execução, aliado à rapidez de entrega, com cumprimento de prazos. Além disso, todos os sobrados possuem localização privilegiada, em bairros próximos da região central.

Entre em contato com um dos corretores Endepro e aproveite para conhecer mais sobre nossos projetos de sobrados em Curitiba!