Sobrados moldados com objetivos de acessibilidade não só são importantes para pessoas cadeirantes como também servem para as crianças. Adaptar um sobrado para os pequenos é permitir que a segurança deles seja levada a sério, reduzindo o risco de acidentes.

Aqui, você confere dicas para deixar seu sobrado seguro para crianças. Continue a leitura, conheça e aproveite para adotar todas em seu imóvel!

Imiagem de crianças brincando em frente de casa

POR QUE ADAPTAR SEU SOBRADO PARA CRIANÇAS?

Os acidentes domésticos envolvendo os pequenos não são tão incomuns como alguns imaginam e adaptar seu sobrado possibilita deixar a casa segura para crianças.

Há a possibilidade de ocorrer acidentes de naturezas diversas, mas as quedas são muito comuns, principalmente em escadas e áreas úmidas e molhadas (banheiros, cozinhas e lavanderias). Por isso, é importante ter cuidado redobrado com esses espaços.

Existe, ainda, outra vantagem da adaptação que muitos se esquecem: ela possibilita valorizar seu imóvel, aumentando seu valor de mercado. Esse detalhe faz toda a diferença principalmente na venda ou aluguel do sobrado, podendo lucrar mais. Portanto, compensa fazer esse investimento.

 

DICAS DE ADAPTAÇÕES PARA UM SOBRADO COM CRIANÇAS

É possível adotar medidas simples para adaptar o sobrado para crianças, aumentando a segurança no imóvel. A seguir, indicamos o que você pode fazer em:

 

Escadas

A imagem mostra uma proteção de tela em uma escada, usada para a proteção dos pequenos.

Um dos maiores perigos em sobrados está nas escadas. Como as crianças são ingênuas, elas não entendem que podem se machucar nesse espaço, por isso é importante tomar alguns cuidados para evitar acidentes.

O principal deles é instalar grades ou portões nas extremidades da escada. Eles funcionam como uma barreira extra de proteção, evitando que os pequenos acessem o local e fiquem mais suscetíveis a acidentes.

Se a escada tiver lateral aberta, considere instalar uma rede nesse local ou fechá-la com vidro, para minimizar ainda mais a possibilidade de queda. Caso queira reforçar ainda mais a segurança, considere utilizar fita antiderrapante nos degraus ou um revestimento com essa característica.

Outra dica importante é instalar corrimões em altura adequada para as crianças, principalmente as que têm mais idade, garantindo-lhes maior estabilidade ao passar pelos degraus.

 

Cozinha

A cozinha é outro local que deve ser adaptado para tornar seu imóvel mais seguro para crianças. A dica é instalar um fogão de acendimento automático num local de difícil acesso pelo pequeno.

Instalações elétricas e de gás também devem ser difíceis de serem acessadas, portanto, adapte-as para escondê-las, o que também ajudará a tornar a decoração do espaço mais bonita.

Não deixe utensílios domésticos cortantes e perfurantes em locais baixos, como gavetas ou armários. Se não tiver outra escolha de local, invista em trancas para gavetas e armários, para dificultar a abertura e acesso.

 

Banheiro

O ideal é investir em um piso antiderrapante, porque essa área é molhada e, consequentemente, mais propícia a quedas.

Sempre mantenha a porta do banheiro fechada e com a tampa do vaso sanitário abaixada. Armários e porta do box devem ter travas para garantir máxima segurança ao espaço.

Se possível, evite manter medicamentos, cosméticos e aparelhos elétricos em locais de fácil acesso, como em cima da pia. Desconecte os aparelhos da tomada após o uso e guarde em um local adequado.

E não se esqueça de manter o piso sempre seco! A água torna a área escorregadia, o que pode provocar quedas não só da criança, mas também de idosos e adultos que frequentam o espaço.

 

Quartos e salas

Os quartos e as salas possuem características semelhantes, por isso o cuidado nessas áreas é praticamente o mesmo. Nesses espaços, é importante se lembrar que as crianças se apoiam em objetos e móveis, o que aumenta a possibilidade de acidentes.

Portanto, é essencial fazer uma instalação correta, principalmente de móveis. Além disso, também se recomenda evitar móveis e objetos muito leves e com rodinhas, pois aumentam a chance de desastre.

Sempre que possível, escolha a mobília com cantos arredondados, que são as melhores alternativas quando o bebê está aprendendo a andar. Caso não encontre essas versões, utilize protetores de silicone para minimizar a possibilidade de machucados por impacto.

Se optar por usar tapetes no quarto ou sala, é fundamental que eles sejam antiderrapantes, que são alternativas com melhor capacidade de aderência ao piso, evitando escorregões.

Em ambos os ambientes, as tomadas normalmente são mais baixas. Para evitar que seu pequeno leve choques, utilize protetores de tomadas em todas elas.

E não se esqueça que móveis devem permanecer longe de janelas! Se tiver plantas, tenha o cuidado de escolher alternativas que não são tóxicas, ajudando a proteger crianças e animais de estimação, se tiver.

 

– Leia também:
>>> CRIE SEUS FILHOS COM A LIBERDADE E O ESPAÇO QUE ELES PRECISAM!

 

Lavanderia

Mantenha tomadas em áreas altas, principalmente se tiver eletrodomésticos que não precisam de instalações elétricas em locais baixos. Aparelhos do sistema de gás também devem estar instalados numa altura de difícil acesso pelas crianças.

O tanque de lavar e móveis utilizados na área devem estar instalados corretamente. Produtos de limpeza devem ficar em armários fechados, preferencialmente numa altura que a criança não alcance.

 

DICAS EXTRAS PARA GARANTIR A CIRCULAÇÃO SEGURA DOS PEQUENOS

A imagem mostra um exemplo de como tornar um sobrado mais seguro para as crianças.

A circulação da criança pelo sobrado deve estar atrelada com os móveis que podem causar danos físicos, tais como mesas com tampo ou aqueles que possuem gavetas e armários que toda criança curiosa vai querer abrir. Sugere-se:

  • Comprar móveis redondos e pesados, principalmente as mesas. Dessa forma, reduz-se o risco de queda e de acidente por impacto na quina;
  • Utilizar travas para armários, gavetas e até para a geladeira. Quaisquer produtos proibidos para crianças devem permanecer armazenados em locais com travas;
  • Usar um piso antiderrapante em todo o imóvel. Se isso não for possível, foque em utilizá-lo em áreas molhadas e úmidas;
  • Evitar que móveis (tais como sofás, camas ou cadeiras) estejam próximos às janelas, especialmente no segundo andar do sobrado. O risco de a criança escalar e cair é enorme;
  • Instalar grades ou redes de proteção em janelas dos sobrados.

São essas ações importantes que previnem consequências mais graves devido à inocência das crianças quanto ao que é ou não perigoso. Um sobrado para crianças pode e deve sofrer alterações que visam a segurança, mas também o conforto e a singularidade dos ambientes.

 

Como identificar perigo no imóvel?

Existem alguns detalhes no imóvel que são sinais claros de perigo e maior possibilidade de acidentes, principalmente envolvendo crianças.

Um desses detalhes é a própria estrutura do sobrado. O ideal é que esteja em perfeitas condições, principalmente no que se refere aos revestimentos. Pisos devem estar íntegros e paredes não devem estar se desfazendo. Se encontrar esses problemas, providencie o conserto.

As instalações elétricas não devem estar visíveis e tomadas precisam ter protetores. Em locais mais escuros, recomenda-se investir em uma iluminação adequada, para facilitar a locomoção pelas áreas.

Além disso, janelas e escadas são sempre locais de perigo. Utilize grades de proteção ou tela, para diminuir o risco de acidentes.

 

Quando adaptar o sobrado?

O ideal é pensar na adaptação do sobrado desde a construção e acabamento do imóvel, para se mudar para um ambiente mais seguro. Portanto, se for comprar sobrado na planta, verifique como é o projeto e o que pode ser adaptado para tornar o ambiente mais seguro.

Se comprar sobrado pronto, a dica é realizar as adaptações antes ou assim que se mudar. Alguns detalhes devem ser feitos o quanto antes, como colocar grades de proteção em janelas e escadas. Também compre e instale protetores de tomada e quinas de móveis.

Quanto antes fizer as adaptações, melhor. É importante lembrar que essas adaptações no imóvel ajudam a valorizá-lo. Portanto, é um excelente investimento pensando não somente na segurança, mas também em aumentar o valor de mercado do sobrado, se tiver interesse em alugá-lo ou vendê-lo no futuro.

banner guia planejamentno

É caro adaptar o sobrado para crianças?

Depende das adaptações que pretende fazer. Se envolver troca de revestimentos, por exemplo, pode ser que seu orçamento precise ser maior.

Mas, de maneira geral se gasta mais com revestimentos, grades e telas de proteção, pois demandam o trabalho e instalação de um profissional especializado.

Demais dicas para segurança normalmente têm baixo custo de implementação, como o uso de protetores de silicone em quinas de móveis e tomadas.

 

Comprar sobrado em Curitiba

Está em busca de sobrados em Curitiba? A Endepro pode lhe ajudar a transformar o sonho da casa própria em realidade! Temos opções de empreendimentos de qualidade, projetados e executados com foco na perfeição, além de entregues no menor prazo possível.

Aproveite para conhecer as opções de empreendimento da construtora de sobrados em Curitiba e agende uma visita sem compromisso aos imóveis à venda!

 

– Leia também:
>>> QUAIS OS BENEFÍCIOS DE UM SOBRADO QUE UMA CASA NÃO TEM?

>>> 5 DICAS DE COMO UTILIZAR O ÁTICO DO SEU SOBRADO