Qual a melhor escada para sobrados pequenos

No projeto de um sobrado pequeno, é muito importante tomar alguns cuidados para evitar escadas mal planejadas e que coloquem em risco a segurança dos moradores. Sua principal finalidade é fazer a ligação entre espaços diferentes na casa, e por mais funcionais que sejam, é possível escolher estilos diferentes, principalmente quanto ao seu desenho e tipo de material usado em sua fabricação.

tipos de escada

Basicamente, o que é obrigatório na construção de uma escada é o 1º lance e a base/piso. Já o patamar, o 2º lance e o corrimão não são obrigatórios. Porém, para planejá-la, é essencial ter noção do espaço disponível, pois isso determinará o modelo, o tipo de degrau, o acabamento e o revestimento.

 

Tipos de escadas para sobrados pequenos

1) Escadas em L

Esse modelo permite que você coloque um patamar para mudar de direção ou pode ser usado degraus triangulares. Esse tipo de escada ocupa menos espaço e é perfeita para ambientes pequenos. Não é uma regra, mas normalmente se faz necessário construí-la próximo a uma rede mais larga.

 

2) Escadas com um lance

Este é o modelo de escada mais tradicional e simples de se projetar. Ela também é ideal para espaço pequenos e que possuem uma parede larga, pois por ser uma escada reta é necessário mais espaço para ligar um andar ao outro.

 

Tipos de degraus

  • Comum: este é um estilo tradicional e o mais usado nas construções. Ele é formado por uma base reta com o comprimento fechado pelo material que for construída.
  • Vazada: este modelo não possui a parte que chamamos de espelho, que é a parte da altura do degrau. Para sustentá-los, ela é fixada na parede e no corrimão. Caso o material utilizado seja o concreto, é necessário uma estrutura mais rígida na parede, como as vigas. Caso contrário, com o tempo ela não suporta o peso e pode acabar cedendo.

 

Quais os melhores materiais

Para evitar sobrado com escadas perigosas, é importante escolher com muito cuidado os materiais para a construção delas. Existe uma variedade de possibilidades, entre eles a madeira, o concreto, o aço, o ferro e até mesmo o vidro. Escadas desenhadas com o cimento, podem ser revestidas com cerâmica ou porcelanato, o que ajuda na decoração das escadas para que fiquem de acordo com a proposta arquitetônica.

Também é possível escolher degraus feitos em vidro temperado ou utilizar materiais mais presentes em construções, como o ferro e a madeira. Uma das vantagens das escadas desenhadas em madeira, é que elas normalmente são fabricadas por um carpinteiro, o que permite mais segurança e funcionalidade estrutural.