O que você vai encontrar neste artigo:

No projeto de um sobrado pequeno, é muito importante tomar alguns cuidados para evitar escadas mal planejadas e que coloquem em risco a segurança dos moradores. 

A principal finalidade da escada sobrado é fazer a ligação entre espaços diferentes no imóvel. Ela é um detalhe construtivo funcional, mas é possível escolher entre escadas de estilos diferentes, principalmente quanto ao seu desenho e tipo de material usado em sua fabricação.

Basicamente, o que é obrigatório na construção de uma escada é o primeiro lance e a base/piso. Já o patamar, o segundo lance e o corrimão não são obrigatórios. Porém, para planejá-la é essencial ter noção do espaço disponível, pois isso determinará o modelo, o tipo de degrau, o acabamento e o revestimento.

Aqui, você confere outras informações importantes sobre escadas para sobrados pequenos. Continue a leitura, descubra quais são os principais modelos e como escolher o melhor!

tipos de escada

Principais tipos de escadas para sobrados pequenos

Existem vários tipos de escadas para sobrados pequenos, o que pode dificultar a escolha. A seguir, indicamos os modelos mais comuns para esse tipo de imóvel e dicas sobre escolhas. Acompanhe e conheça:

1. Escada em L

Trata-se de um modelo que tem formato igual ao da letra L. Quando muda de direção para algum lado, a escada forma um ângulo de 90º. Essa transição pode ocorrer de forma gradual, com uso de degraus triangulares.

Outra forma de transição é por meio da adição de um patamar no trecho onde acontece o desvio. Ambos os tipos de transição são eficazes, a melhor alternativa é aquela que se adequar mais ao seu gosto.

Esse tipo de escada ocupa menos espaço, por isso é perfeita para ambientes e sobrados pequenos. Não é uma regra, mas normalmente se faz necessário construí-la próximo a uma parede mais larga.

2. Escada com um lance

Este é o modelo de escada mais tradicional e simples de se projetar. Ele também é ideal para espaços pequenos e que possuem uma parede larga, pois por ser uma escada reta é necessário mais área para ligar um andar ao outro.

Um detalhe importante: dependendo da quantidade de pavimentos, esse tipo de escada reta pode ter mais lances. Nesse modelo, não se muda de direção, ou seja, não há viradas ou curvas.

Trata-se de uma excelente alternativa para sobrado pequeno, principalmente quando o espaço para transição entre os pavimentos é maior. É um modelo simples, mas bastante elegante e atemporal.

3. Escada em U

Tipo de escada para sobrado que tem formato semelhante ao da letra U. Nesse modelo, dois lances que seguem em direções opostas são conectados por um patamar, formando o desenho da letra U.

Por exigir o uso de um patamar um pouco maior, esse tipo de escada costuma ocupar mais espaço do que os demais citados nessa lista. Se o local de instalação for muito pequeno, essa alternativa não é a melhor escolha.

4. Escada caracol

Modelo que recebe esse nome popular por conta de seu formato, que lembra uma concha de caracol. No entanto, é chamado tecnicamente de escada helicoidal.

É o modelo mais compacto de todos, por isso é perfeito para sobrado residencial pequeno. Esse tipo de escada possui uma estrutura central formada por um eixo central com degraus.

5. Escada circular

É um tipo de escada com formato curvo, mas ela se diferencia da helicoidal por não ter um eixo central. No modelo circular, os degraus mudam de direção de modo aleatório, de modo a criar caminhos sinuosos, mas de forma suave.

Trata-se de um modelo alternativo à escada caracol e que funciona bem em espaços pequenos. Também é uma boa escolha quando se quer ter um projeto com linhas orgânicas, com dinamismo na arquitetura.

6. Escada suspensa

A escada suspensa é um dos modelos mais modernos para se ter em sobrados. Essa alternativa tem pontos de apoio escondidos, o que dá a impressão de que seus degraus estão flutuando.

No que se refere ao formato, é comum encontrar essa opção em escadas retas e em escadas em L, ambas perfeitas para sobrados pequenos. Portanto, se sua intenção for ter um modelo mais moderno e que agregue valor à decoração, aposte na escada suspensa!

Tipos de degraus para escadas de sobrados

Poucos sabem, mas também existem variações de degraus para escadas de sobrados. Abaixo, você confere quais são as três mais comuns e utilizadas devido à praticidade e segurança:

1. Degrau comum

Este é um estilo tradicional e o mais usado nas construções. Ele é formado por uma base reta com o comprimento fechado pelo material que for construído.

Trata-se da melhor alternativa para imóveis com crianças, idosos ou pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, principalmente se seguir as normas da NBR 9050.

2. Degrau vazado

Modelo que não possui o que chamamos de espelho, que é a parte da altura do degrau. Para sustentá-lo, ele é fixado na parede e no corrimão. Caso o material utilizado seja o concreto, é necessária uma estrutura mais rígida na parede, como a viga. Senão, com o tempo a escada não suporta o peso e pode acabar cedendo.

3. Degrau cascata ou plissado

É um tipo esbelto, com linha inferior que segue a superior. Isso resulta em uma escada com visual mais leve e de continuidade, garantindo um detalhe arquitetônico bonito para o espaço.

Leia também:

>>> Por que morar em um sobrado?

Quais os melhores materiais para escadas?

Para evitar sobrado com escadas perigosas, é importante escolher com muito cuidado os materiais para a construção dessas estruturas. Existe uma variedade de possibilidades, entre elas a madeira, o concreto, o aço, o ferro e até mesmo o vidro. 

A seguir, você confere quais materiais normalmente são utilizados para confecção de cada uma das partes das escadas em imóveis:

Estrutura

De maneira geral, utiliza-se estrutura em aço, concreto armado ou madeira. Em alguns projetos também é possível usar uma mistura desses materiais, resultando em projetos de escada contemporâneos.

Acabamento

Escadas desenhadas com o cimento podem ser revestidas com cerâmica ou porcelanato, o que ajuda na decoração, para que fiquem de acordo com a proposta arquitetônica.

Também é possível escolher degraus feitos em vidro temperado ou utilizar materiais mais presentes em construções para acabamento, como o ferro e a madeira. 

Uma das vantagens das escadas com acabamento de madeira é que elas normalmente são fabricadas por um carpinteiro, o que permite mais segurança e funcionalidade estrutural.

Também existe a possibilidade de usar granito, mármore, inox, acrílico, porcelanato, entre outros materiais para acabamento da escada, tudo depende do efeito decorativo que deseja ter no ambiente.

Qual o tipo de escada mais seguro?

O modelo mais seguro, principalmente quando se considera imóveis com crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, é a escada reta.

O motivo é simples: trata-se de um modelo convencional, que não tem mudanças de direção, simplificando o trajeto. Portanto, seu uso costuma ser mais fácil, sem exigir um esforço ou atenção maior.

A escada precisa de corrimão e guarda-corpo?

É comum encontrar projetos de escada que não têm corrimão e guarda-corpo (parapeito). No entanto, eles são importantes para a segurança, por isso se recomenda o seu uso.

Especificamente no que se refere ao guarda-corpo, indica-se o uso de vidro laminado ou temperado com espessura entre 8 e 12mm. Trata-se de um vidro de segurança, que não se quebra facilmente. Caso a quebra ocorra, ele se parte em pequenos pedaços com baixo poder de corte.

Em ambientes com decoração rústica, você pode escolher um guarda-corpo de madeira. Já em um espaço com decoração industrial, aposte na versão confeccionada com metal.

Sobre o corrimão, ele deve dialogar com o formato da escada, bem como com os materiais utilizados para sua confecção. Dessa forma, garante-se um visual harmônico na decoração.

Escada como complemento da decoração

É importante lembrar que a escada não precisa ser somente funcional! Dá para transformá-la em um complemento da decoração do sobrado, deixando-o ainda mais bonito.

Existe diferentes formas de fazer isso! Uma delas é colocar plantas em cantos dos degraus da escada, sempre tendo o cuidado de deixar espaço suficiente para locomoção.

Você também pode instalar luzes embutidas nos degraus. Além de ajudar a criar uma atmosfera especial, essa iluminação extra contribui para que se tenha uma boa visualização dos degraus, reduzindo o risco de acidentes.

Dá, ainda, para aproveitar o espaço debaixo da escada para colocar plantas, fazendo um pequeno jardim, ou montar uma biblioteca com seus livros. Se preferir, personalize os degraus com cerâmica colorida, garantindo um visual incrível.

Está em busca de sobrados em Curitiba com projetos perfeitos? A Endepro tem as melhores oportunidades da região com um excelente custo-benefício. Aproveite para conhecer nossos projetos!

Leia também:

>>> Quais os benefícios e vantagens do sobrado?

>>> 5 dicas de como utilizar o ático do seu sobrado