O que você vai encontrar neste artigo:

 

Muitas pessoas se confundem com os significados dos termos relacionados a arquitetura e construção de sobrados, como, por exemplo, as definições de ático e sótão. 

Apesar de semelhantes, neste artigo você vai encontrar as principais diferenças e características específicas de cada um desses espaços.

Imagem ático em sobrado

Diferenças entre ático e sótão

Se você está pensando em começar o projeto do seu sobrado com ático, antes, é importante que você entenda as semelhanças e diferenças entre o ático e o sótão, dois ambientes distintos.

Ático

O ático é um cômodo com paredes que fica no último pavimento de uma construção e tem uma altura menor do que os outros andares. Portanto, é o espaço entre o forro e o telhado.

Em prédios, geralmente, costuma abrigar a casa de máquinas e caixa d’ água, já nas casas pode ser utilizado como depósito, por exemplo, mas também pode ser usado conforme a necessidade e criatividade do morador.

Mesmo com paredes bem menores, o ático sobrado pode ter janelas. Essas aberturas nas paredes ou telhado são conhecidas como trepeiras ou mansardas, respectivamente.

Sótão

O sótão também é o último andar de uma construção, mas não existem paredes nesse ambiente e o piso encosta diretamente nas bases do telhado.

Dessa forma, a ventilação e iluminação do local deve ser feita a partir do próprio telhado, por meio de mansardas, por exemplo. 

Portanto, a única diferença entre o sótão e o ático é a presença de paredes, pois ambos são aproveitamentos do local existente abaixo do telhado. E a existência ou não de paredes determina a configuração estética do ambiente.

Agora que você entendeu a diferença entre o ático e o sótão, saiba que a arquitetura de cada um dos ambientes possibilita diversas formas para utilizá-los. 

Além de contar com a experiência de uma construtora de sobrado com ático, continue lendo para transformar o seu ático em um ambiente confortável, moderno e produtivo.  

 

Leia também:

>>> Por que morar em um sobrado?

Como decorar o ático? 

A decoração do ático pode ser surpreendente, pois o ambiente pode ter algumas particularidades como teto inclinado ou vigas, por exemplo. Ou seja, muitos detalhes podem ser observados e usados para enaltecer a estética do local.

De qualquer forma, como decorar o ático vai depender das suas preferências e gostos, mas uma dica é não deixar de aproveitar todos os espaços do ambiente. 

Por isso, alinhe as características das madeiras e telhas, por exemplo, com o resto da mobília e acessórios que irão compor o cômodo.

Geralmente, o ático é um ambiente com pouca luz, portanto, espalhe pontos de luz pelo ambiente e utilize cores neutras e claras nas paredes. Com isso, você possibilita um ambiente aconchegante e charmoso.

No caso de ático com janelas, coloque cortinas para controlar a entrada de luz natural. É importante revestir o chão com algum tipo de piso para dar um visual agradável e também diminuir barulhos no piso debaixo.

Como utilizar o ático do sobrado?

Existem muitas formas para transformar o ambiente e usufruir das vantagens de usar o ático, podendo ser desde um pequeno quarto até um ambiente de trabalho, tudo vai depender da sua necessidade e da área. 

Tendo em vista as diferenças entre o sótão e o ático, veja algumas dicas de como utilizar o ático do sobrado:

Academia

Você pode usar o ático do seu sobrado para montar uma academia particular, mesmo que ela seja pequena. Com isso, um espaço dedicado somente à prática de exercícios físicos pode ser decorado de acordo com a modalidade da sua preferência, como um espaço de musculação ou meditação. Por ter altura maior em relação ao sótão e por ter paredes, o espaço colabora com a organização e divisão do espaço de forma aconchegante.

Escritório

Utilizar o ático como um espaço dedicado para o home office também é uma excelente opção, pois ter um ambiente apropriado para uma rotina de trabalho que seja tranquilo e silencioso faz toda a diferença. Sendo assim, a dica é decorar o espaço com mesas e cadeiras indicadas para escritórios, bem como armários e prateleiras para armazenar livros e materiais importantes.

Sala de cinema

Outra opção bem interessante para decorar o ático da sua casa é usá-lo como uma sala de cinema. Para isso, você vai precisar de uma televisão ou projetor com recursos de som e imagem de boa qualidade. Para deixar o espaço mais aconchegante é possível colocar sofás, puffs e tapetes macios, assim, toda a família pode aproveitar assistindo filmes e séries.

Estúdio

O ático da sua casa também pode ser usado como uma espécie de estúdio, podendo ser um ambiente para gravação de músicas e ensaio de banda. Quem preferir também pode fazer um espaço para pinturas, fotografia, artesanatos. De modo geral, a decoração vai depender de como o espaço será utilizado.

Jardim de inverno

Usar o ático como um jardim de inverno pode ser uma alternativa para quem não tem outro espaço disponível em casa para cultivar plantas. Com isso, é possível usar na decoração painéis ripados de madeira e ganchos para vasos suspensos. 

Porém, é importante deixar as flores e folhagens próximas das janelas para que elas recebam luz natural e ventilação, elementos essenciais para seu desenvolvimento e sobrevivência.

Enfim, o ático da sua casa pode ser aproveitado de diversas maneiras, basta usar sua criatividade e dar vida ao espaço de forma útil e agradável.

Quem preferir também pode usar o espaço para diversão, decorando apropriadamente para jogos e brincadeiras. Também pode ser um espaço dedicado às crianças com brinquedos. Um ateliê de roupas e acessórios. Um espaço para estudos e aprendizados.

Cuidados com o Ático

Reprodução: Internet
Reprodução: Internet

Conforme todas as características apresentadas neste artigo, o ático costuma ser um ambiente frio no inverno e quente no verão, dessa forma são necessários alguns cuidados para manter o local útil e limpo.

Os maiores problemas em um ático estão relacionados com umidade, tendo em vista a proximidade com o telhado. Portanto, nunca deixe de reparar infiltrações ou buracos no telhado para não molhar ou acumular bolor no ambiente, gerando estragos.

Enfim, é importante preservar o espaço para que ele seja aproveitado com conforto, segurança e bem-estar.

Entre em contato com a Endepro, construtora de sobrado com ático e solicite o seu projeto.

 

Leia também:

>>> 5 dicas que você precisa saber antes de comprar um imóvel

>>> Benefícios de construir um imóvel sustentável