5 dicas de como utilizar o ático do seu sobrado

Há sobrados que têm uma característica em comum: o ático. Não sabe o que ele é? Sem problemas: a seguir, explicamos o que é e como aproveitá-lo da melhor maneira possível!

O que é um ático?

O ático é o último pavimento do sobrado, espaço localizado entre o telhado e o forro, apresentando paredes e janelas. É como se fosse um cômodo extra do imóvel, porém com um diferencial: sua altura é reduzida, geralmente 1/3 do total do pavimento anterior.

Ademais, o ático possui aberturas que melhoram a iluminação do local e promovem uma boa circulação de ar. Além das janelas tradicionais, esse espaço pode ter trapeira ou mansarda.

ático

Diferença entre ático e sótão

Existem muitas pessoas que confundem ático com sótão, no entanto ambos os espaços são diferentes, o que pode ser percebido verificando suas características estruturais.

A principal diferença entre ático e sótão é que este último não possui paredes. O motivo é simples: o piso do sótão encosta na água do telhado, o que inviabiliza o levantamento da parede.

5 dicas para aproveitar o ático

Nem sempre as famílias sabem o que fazer com o espaço a mais do ático dos sobrados. Mas, saiba que é possível montar lugares funcionais e especiais nesse canto. Confira 5 dicas de como aproveitar o ático e atingir esses resultados:

 

  1. Monte um home office: dica perfeita para quem trabalha em casa e quer ter um ambiente tranquilo sempre;
  2. Faça uma academia: opção boa para pessoas que gostam de se exercitar frequentemente. Dá para instalar equipamentos na área, inclusive;
  3. Organize uma sala de cinema: o ático é o espaço ideal para isso, funcionando como uma área isolada de entretenimento;
  4. Monte um jardim de inverno: ideia para quem gosta de verde e quer cultivar plantas em casa num canto só para isso;
  5. Instale um quarto de hóspedes: melhor opção para famílias que recebem visitas com frequência.

aproveitar o ático

Você também poderá se interessar por…

>> Sobrado pronto ou planejado? Como escolher?

>> 5 Benefícios de morar em um sobrado

>> Localização: entenda sua importância para a escolha de um imóvel