O que você vai encontrar neste artigo:

Conseguir ter a casa própria é o sonho de muita gente! No momento de construir, muitos ficam em dúvida sobre qual seria a melhor opção: sobrado ou casa térrea. Conhecer algumas diferenças importantes entre esses dois imóveis, assim como outros fatores, pode tornar a decisão mais fácil.

O primeiro ponto a ser avaliado quando se está planejando construir em um lote adquirido é a questão de parâmetros urbanísticos, que são aqueles que podem definir de forma antecipada o que deverá ser feito com o terreno.

A partir desse detalhe definido, algumas variáveis são observadas, como as dimensões do terreno, a topografia, as características da família, o tamanho da casa pretendida e informações sobre os locais ao redor do lote.

Outro tema influente na escolha entre sobrado ou casa térrea é o custo. Pode-se afirmar que, independentemente da parte da fundação e das estruturas (sendo mais caro no sobrado), acontece um equilíbrio no custo, principalmente quando levado em conta a escolha dos acabamentos de ambos os imóveis.

A seguir, você confere outras informações sobre sobrados e casas que vão te auxiliar na escolha do imóvel perfeito! Continue a leitura e descubra!

Diferenças entre sobrado e casa térrea

Sobrados e casas têm diferenças importantes que você precisa conhecer para acertar na escolha do imóvel. Abaixo, você descobre quais são as principais e conhece mais sobre essas edificações:

Espaço

Bom, a principal diferença entre um sobrado e uma casa térrea é a questão do espaço. Um sobrado é considerado um imóvel alto, com dois ou mais andares. Já a casa térrea, como o próprio nome já diz, é um imóvel que conta apenas com o pavimento térreo.

De maneira simplificada e para ajudar a diferenciar os dois imóveis, o sobrado trabalha o terreno de forma vertical, enquanto a casa térrea trabalha de modo horizontal.

Presença de escadas

No sobrado, usa-se escadas para acessar os pavimentos superiores. A casa térrea não tem mais de um piso, portanto, não conta com escadas internamente. 

Este é um ponto a ser considerado, pois a escada torna o imóvel menos acessível para pessoas com mobilidade reduzida. No entanto, é possível contornar esse problema com o uso de rampas ou equipamentos específicos para locomoção entre os andares, como os elevadores.

Disposição das áreas

No sobrado, as áreas sociais, como a sala de estar, de jantar e cozinha, ficam na parte inferior do imóvel, enquanto as íntimas (quartos e banheiros) ficam na superior.

Pode parecer um detalhe de menor importância, mas não é. Essa separação ajuda a aumentar a privacidade da família, principalmente quando recebe visitas. No caso da casa térrea, não há essa divisão.

Quais são as vantagens de um sobrado?

O sobrado possui vantagens que fazem valer a pena o investimento nesse tipo de imóvel. Logo abaixo você confere quais são as que mais se destacam:

Mais espaço

O sobrado tem como vantagem a garantia de maior espaço, mesmo com um terreno pequeno. Isso é possível porque o imóvel é vertical e viabiliza a construção de um ou mais pavimentos além do térreo.

Por isso, é uma boa alternativa para famílias grandes, casais que pretendem ter filhos e animais de estimação, bem como para quem recebe visitas com frequência.

Melhor distribuição dos cômodos

No sobrado há uma melhor distribuição dos cômodos em dois (ou mais) pisos, o que também favorece alguma área livre no terreno e, dependendo da situação, é claro, nessa área você pode construir um espaço de lazer, uma churrasqueira ou até mesmo um jardim com hortinha.

Separação de área social e privada

Outra vantagem é a separação da área social da privada da família. Normalmente, a privada fica nos pavimentos superiores do imóvel, sem acesso por visitas. Assim, dá para evitar que terceiros entrem em quartos e demais áreas íntimas, garantindo privacidade para os moradores.

Possibilidade de ousar na decoração

O sobrado ainda oferece um investimento bem maior no visual da casa, por ter mais espaço para inventar novas decorações, colocar novas cores, plantas e artes.

Vista privilegiada da região

Se você mora em uma área verde, por exemplo, poderá aproveitar melhor essa vista com o sobrado, principalmente com o que possui varanda no quarto. Desse modo, poderá curtir uma vista bonita a qualquer momento do dia, tendo um espaço gostoso para relaxar e descansar.

Imóvel mais arejado

Esse tipo de edificação também conta com o diferencial de ser mais arejado, sobretudo por ser alto. Isso faz com que os espaços se tornem mais agradáveis e é benéfico para quem tem problemas respiratórios, reduzindo a possibilidade de crise.

O sobrado possui desvantagens?

Sim, mas são poucas e fáceis de serem resolvidas. A seguir, você conhece as principais e entende como solucioná-las de modo simples:

Custo construtivo ligeiramente maior

A fundação e os alicerces mais fortes do sobrado trazem um custo um pouco mais elevado para a construção. No entanto, isso pode ser contornado ao garantir que seu projeto seja elaborado e executado por profissionais experientes, evitando retrabalhos e desperdício de material.

Vale lembrar que a casa térrea também tem detalhes construtivos caros, como o telhado, que tende a ser maior nesse tipo de edificação.

Baixa acessibilidade

As escadas desse tipo de imóvel podem ser de grande dificuldade para idosos, crianças e pessoas com necessidades especiais. Porém, é simples resolver esse contratempo, basta usar equipamentos para locomoção ou instalar rampas.

Vantagens e desvantagens da casa térrea

A casa térrea apresenta vantagens como não ter escadas, facilitando a locomoção de pessoas idosas, com necessidades especiais e crianças pelas áreas, bem como reformas e mudança de móveis do local. 

A estrutura não precisa ser tão reforçada quanto a do sobrado, o que diminui o custo de construção. No entanto, o total gasto com a construção do telhado é maior, pois ele tende a ser grande em comparação ao sobrado.

Outra desvantagem é a limitação do aproveitamento de espaço, pois a casa térrea só aumenta horizontalmente, o que exige um terreno maior se quiser construir um imóvel grande.

Leia também:

>>> 5 cuidados ao construir ou reformar um sobrado

Sobrado ou casa: qual compensa mais?

Entre as duas opções, o sobrado ainda é a alternativa mais viável do ponto de vista estratégico (por possuir maior área útil), assim como do ponto de vista estético (escolhas de acabamentos diferenciados, bem como uma vista mais bonita da região).

Por conta disso falaremos um pouco mais a fundo sobre os sobrados. A partir de agora você irá saber detalhes como fachadas, onde encontrar sobrados à venda em Curitiba, projetos, modelos de sobrado e tudo mais.

Para começar, nós falamos sobre a estética dos sobrados pelo fato de a fachada ser maior. Isso possibilita “inventar mais moda”, ter um visual superbacana e assim trazer um ar moderno e elegante para a parte de fora de sua casa. A fachada geralmente é a parte da frente de algum edifício.

A respeito do projeto de sobrado para a fachada, você pode optar por um entre os mais diversos estilos, entre eles nós temos o clássico, o moderno, com paredes de vidro ou janelas grandonas.

Você pode trazer um mix de diversos elementos para acabamento do imóvel, abrangendo:

  • Uma parte de cor lisa e uma outra com pedras;
  • Fazer a mistura de dois tipos diferentes de pedra é elegante;
  • Portas e janelas grandes, para ressaltar o pé direito alto;
  • Combinar as cores com outros materiais, por exemplo paredes brancas com janelas de frisos pretas e deck e porta de madeira;
  • Portões de diferentes materiais, como o aço para trazer um ar mais industrial;
  • Utilizar o layout da casa com formas geométricas é moderno e está na moda. Sobrados assim chamam a atenção de todos e fazem as casas terem destaque entre as demais;
  • O imóvel pode ser esticado, como se fosse um grande retângulo, o que o torna alto e perfeito para grandes janelas. Também pode ser quadrado ou com o telhado triangular, até mesmo com o telhado arredondado, aí você e seu arquiteto podem dar uma de artista;
  • Fachada de sobrado com varanda;
  • Luzes aos pés das escadas; bem como uso de escadas não simétricas;
  • Uso de tons terrosos ou diferentes paletas de cores que combinam entre si;
  • Utilização de revestimento metálico, que dá um ar moderno para a construção;
  • Trabalho com texturas e profundidades para sua fachada, usando tijolos, por exemplo;
  • Inserção de plantinhas, que não poderiam faltar! Usar plantas para incorporar a sua composição de fachada é uma ótima opção, pois traz vida ao local.

Claro que não acaba aqui, é um mundo infinito de possibilidades. Para que você consiga visualizar todos e mais alguns estilos de fachada, faça uma pesquisa básica na internet. 

Converse com seu arquiteto para saber qual melhor se encaixa com o que você e sua família procuram, ele vai saber te explicar melhor do que ninguém se é possível implementar isso no seu sobrado.

Modelos de sobrados 

A respeito dos modelos de sobrados, bom, independente de se seu sobrado é pequeno ou enorme, você consegue criar algo bem legal e a sua cara.

Você pode ser o tipo de pessoa que preza pela luz natural e lugares iluminados, sendo assim, uma ótima ideia é você buscar um conceito aberto, utilizando nas paredes cores claras como o branco, cinza claro ou bege e apostar nas janelas, que podem ser grandes ou várias pequenas.

Se preferir algo mais moderno, considere a construção de um sobrado com um ar mais industrial, utilizando tons de cinza queimado, preto e similares no acabamento. Invista, também, em lustres diferentes, com fios à mostra, com a cozinha trabalhada em aço inox e por aí vai.

O sobrado com conceito aberto é um lugar com cara de estúdio, porém bem maior. Com o mínimo de paredes internas, esse modelo se caracteriza por ter áreas integradas, possibilitando uma visão geral e ampla de seu lar.

Use e abuse das cores, dando alegria e vida para cada ambiente, pode ser nos móveis, na cor das paredes e até nas artes que foram feitas diretamente nelas.

Se sua casa é pequena, você pode usar o espaço que fica acima dos olhos, ou seja, o espaço aéreo. Tenho certeza de que você já viu pelo menos uma foto de um quarto em que um beliche ficava suspenso e embaixo tinha uma escrivaninha.

Isso se chama otimização de espaço e você pode fazer isso no seu sobrado. Além de ficar funcional, fica diferente e bonito. Você pode construir a escada como se fosse uma prateleira de livros, a cama em cima e o armário na parte debaixo. Nesse quesito você pode ousar!

Uma opção boa é fazer divisões vazadas entre os cômodos, pois não fica tão pesado aos olhos de quem vê, além de poder aproveitar a luz natural que vem de todos os lados da casa. Estamos falando isso caso sua casa seja pequena.

Aproveite para adotar nossas dicas e garanta um sobrado incrível, que atenda todas as necessidades de sua família no dia a dia, sem deixar o estilo de lado!

Sobrado de condomínio fechado vale a pena?

Os sobrados podem fazer parte de condomínios também, sejam eles grandes ou não. Geralmente, os condomínios te garantem uma segurança a mais para você e sua família e isso nunca é demais, certo? Por isso, essa é uma alternativa que vale muito a pena!

De maneira geral, o condomínio possui sistema de segurança com acesso controlado e limitado aos moradores ou pessoas autorizadas por eles. Isso evita o acesso de pessoas mal-intencionadas. 

Às vezes também esse condomínio conta com piscina, churrasqueira, salão de festas, quadras de esportes, portaria, academia, entre outros. Nesse caso, você poderá usufruir de toda essa infraestrutura e serviços sem precisar se deslocar para outros bairros ou dentro dele. Desse modo, consegue economizar e fazer tudo com segurança.

No fim, a escolha entre um sobrado em condomínio fechado ou não é uma questão de necessidade e gosto. O importante é que você seja feliz com e no imóvel que você optou. 

Que traga a sua personalidade e de sua família para dentro de sua casa para transformar o lugar no lar de vocês. É onde muitos momentos felizes vão acontecer, lembranças vão ser formadas e é onde a história está sendo escrita, nada mais justo do que ser um lugar especial.

A casa de alguém deve ser o seu porto seguro, portanto, vale a pena investir para que essa escolha que vai ser feita seja a melhor escolha que você poderia tomar.

Compensa comprar sobrado na planta?

Na hora de realizar o sonho da casa própria, é comum ter uma dúvida: afinal, compensa comprar sobrado na planta? Depende de seu perfil e necessidade no momento! 

O que você precisa saber é que o preço do sobrado na planta é menor do que um já pronto, portanto, financeiramente falando vale muito a pena.

No entanto, há um ponto que você não pode deixar de lado: demora um tempo para a construção do sobrado terminar. Portanto, se tiver pressa em se mudar, considere comprar sobrado já pronto ou que esteja programado para entrega em curto prazo.

O sobrado na planta ainda conta com outras vantagens. Uma delas é a possibilidade de personalização em alguns aspectos, podendo escolher acabamentos, revestimentos e cores que mais gostar.

Por isso, dá para deixar o imóvel com a sua cara, como sempre sonhou. Tem-se maior flexibilidade para realizar esses ajustes, desde a etapa inicial do projeto.

Outro ponto muito interessante do sobrado na planta é a valorização do imóvel. Com o passar do tempo, o preço de mercado do sobrado aumenta. Portanto, dá para conseguir um bom retorno financeiro do investimento, principalmente em longo prazo.

Antes de decidir pela compra do sobrado na planta, é importante que você faça uma avaliação cuidadosa se essa é a melhor alternativa para seu perfil, avaliando prós e contras.

Também tenha o cuidado de pesquisar sobre a reputação e credibilidade da construtora, para verificar se cumpre acordos estabelecidos com os clientes. Desse modo, é possível evitar contratempos e surpresas desagradáveis.

Quanto custa um sobrado?

Depende de vários fatores, como região / bairro do imóvel, metragem, se está na planta, se são sobrados novos ou sobrados em condomínio, entre outros. O ideal é buscar informações diretamente com uma construtora de casas Curitiba.

Geralmente, você consegue ter uma base de valores por bairro, metragem, quantidade de quartos e banheiros e espaço de garagem ao consultar a construtora. Também pode ver a planta baixa do local, além, claro, de entrar em contato para agendar uma visita para aqueles lugares que você mais se interessou.

Construtora de sobrado em Curitiba

Agora, se você não quiser construir seu sobrado do zero, você pode, independente do modelo de sobrado que procura, encontrar alguns prontos ou quase prontos na Endepro!

A Endepro tem sólida experiência na construção de imóveis, especialmente de sobrados, atuando na elaboração e execução de projetos de excelência.

Nosso diferencial está na busca pela eficiência de forma contínua, tanto na gestão de projetos como no uso das melhores técnicas construtivas. A Endepro garante o cumprimento de prazos, um padrão de acabamento de excelência e o melhor atendimento para o cliente.

Aproveite para conhecer as oportunidades de sobrado em Curitiba da Endepro, inclusive para comprar o imóvel dos seus sonhos com a gente!

Leia também:

>>> O que devemos avaliar no momento da compra de um imóvel?

>>> Adaptando um sobrado para crianças