O que devemos avaliar no momento da compra de um imóvel?

Comprar imóvel é o desejo de muitos brasileiros porque possibilita sair definitivamente do aluguel. No entanto, não se deixe levar totalmente pela empolgação! Se não tiver cuidado, a realização do sonho da casa própria pode se tornar pesadelo.

É essencial que avalie uma série de fatores ao comprar sobrado, para minimizar a chance de erro, de golpes ou de não ficar satisfeito com o imóvel. Aqui, você confere o que considerar para acertar na escolha e se proteger para evitar prejuízos. Acompanhe e coloque nossas dicas em prática!
Avaliação na compra de imóveis

O que avaliar ao comprar imóvel?

Não sabe o que avaliar ao comprar imóvel? Para lhe ajudar nessa tarefa, separamos alguns pontos essenciais que não devem passar despercebidos. Confira quais são:

 

  • Não aja por impulso

Não basta sair comprando somente porque gostou! Antes de fazer qualquer negócio relacionado ao mercado imobiliário, avalie todas as alternativas possíveis com muito cuidado.

Sabemos que a decisão de comprar um imóvel é delicada, pois se trata de um investimento a longo prazo, que pode lhe trazer rendas futuras advindas da valorização. Sendo assim, evite agir por impulso e não aceite qualquer oferta sem antes analisar se é a melhor para você.

Dessa forma, é possível aumentar as chances de realizar o negócio perfeito, principalmente quando se pensa em condições de pagamento. Além disso, reduz-se expressivamente a possibilidade de golpe.

 

  • Tenha um planejamento financeiro

Ter um planejamento financeiro é importante, pois evita que assuma um compromisso que não poderá cumprir. Um ótimo exemplo disso é o financiamento de um imóvel com valores mensais altos. Se não conseguir pagar, poderá perder o sobrado.

Não sabe como fazer um planejamento financeiro? Isto é mais fácil do que parece! Basta somar todas as suas rendas, para saber exatamente quanto ganha por mês. 

Então, considere todas suas despesas mensais fixas, ou seja, aquelas que precisam ser pagas mensalmente. É o caso de contas de água, telefone, internet e energia elétrica. Se quiser comprar um imóvel na planta, tenha em mente que terá de continuar pagando aluguel por um tempo e o financiamento.

Depois, é só fazer um cálculo para saber quanto terá disponível para um eventual financiamento. De maneira geral, recomenda-se que comprometa somente 30% da sua renda com a parcela. Logo, se tiver uma renda mensal de R$ 5.000,00, poderá pagar parcelas de até R$ 1.500,00.

Caso possa comprar imóvel à vista, você só precisa considerar que terá de separar um valor para pagar a documentação. No entanto, é importante ressaltar que a compra à vista lhe dá maior poder de negociação, com possibilidade de reduzir o total da aquisição.

 

  • Estabeleça características mínimas que o imóvel deve ter

Antes de partir para a busca do imóvel perfeito, é importante estabelecer as características mínimas que ele deve ter. Pense no número de quartos, quantas vagas na garagem são necessárias, metragem e adicionais, como playground, quintal, jardim, entre outros. 

Se a família for grande, os sobrados à venda em Curitiba, por exemplo, podem ser ideais. Esse tipo de construção se diferencia por oferecer mais espaço, garantindo conforto para você, sua família e visitas.

A partir dessas características básicas, converse com os corretores e peça para que filtrem os imóveis com perfis semelhantes ao que você busca e que cabem no seu bolso. Tais informações também podem ajudar você a pesquisar imóveis por conta própria.

Um ponto relevante sobre essa dica é que se deve ter em mente que essas características mínimas são somente guias e não devem ser rígidas. Você pode considerar imóveis com outros perfis, se surgir esse interesse.

 

– Leia também:
>>> CRIE SEUS FILHOS COM A LIBERDADE E O ESPAÇO QUE ELES PRECISAM!

 

  • Defina a localização ideal

Definir a localização permite limitar sua busca pelo imóvel perfeito. Escolha bairros que sejam mais adequados ao seu perfil, se mais residenciais ou próximos do trabalho.

É fundamental que a região tenha uma excelente infraestrutura para lhe atender. Observe quais comércios, escolas, hospitais, supermercados, farmácias e parques ficam mais próximos. Também note se o transporte público é acessível, o que lhe ajudará a se locomover com maior facilidade pela cidade.

Boas pedidas, especialmente com relação à localização e infraestrutura, são os sobrados no Atuba, referência em imóveis em Curitiba. O bairro tem sido alvo de frequentes novos empreendimentos, pois fica em região de fácil acesso ao transporte público, bem localizado em relação ao centro da cidade, fica próximo de mercados, farmácias, do comércio em geral, entre outros. São imóveis com bons preços, num bairro em crescimento e valorização.

 

  • Visite o imóvel

Comprando seu sobrado em Curitiba

A realização da visita é essencial para identificar o real estado do imóvel, verificando se realmente vale a pena o preço cobrado pelo proprietário ou construtora.

Preste atenção quanto à distribuição de água, energia elétrica, características do terreno, ventilação, posição em relação ao sol, nível de ruído, iluminação pública na fachada e custos da manutenção de condomínio. 

Observe ainda se o empreendimento, por mais novo que seja, apresenta sinais de perigo no imóvel como rachaduras, umidade, vazamentos e problemas elétricos e hidráulicos. Faça os testes que forem necessários, acionando luz, torneiras, descargas, entre outros.

Visitar o imóvel durante o dia pode facilitar a avaliação, pois a presença da luz possibilita a visualização de detalhes. Por outro lado, durante a noite é possível verificar a movimentação da rua, dos moradores, os ruídos noturnos e outros. 

O ideal é comparecer ao imóvel nesses dois períodos do dia, para evitar erros. Outra dica é visitar seu possível sobrado em Curitiba durante um dia chuvoso ou logo após a chuva, já que, se houver infiltrações, elas estarão evidentes. 

Se tiver um profissional capacitado que possa avaliar imóveis tecnicamente, como um engenheiro civil, convide-o para fazer as visitas contigo. Com certeza ele lhe contará sobre os defeitos do local, já que tem maior facilidade em identificá-los.

 

  • Tenha cuidado com a documentação e formalidades

Antes de fechar a compra, verifique toda a documentação envolvida no processo de aquisição do imóvel. A recomendação é que o comprador peça e confira a certidão de registro de imóveis, que pode ser solicitada em um cartório da região.

Nesse documento é possível verificar se quem está vendendo o imóvel é realmente o proprietário. Assim, diminui-se consideravelmente a possibilidade de golpe e perda de dinheiro.

Outros documentos que devem ser solicitados e conferidos são a certidão de distribuidor trabalhista, certidão negativa da Justiça Federal e certidão de distribuidor cível. Tais documentos servem para mostrar que o proprietário não tem processos ou dívidas que podem gerar a penhora do imóvel.

Também peça a certidão de débito do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que pode ser obtida junto à prefeitura e comprova que o pagamento do imposto está em dia. Se comprar um imóvel em condomínio, peça a certidão de débito, para se certificar de que não há dívida em aberto.

No caso de imóveis na planta, verifique se toda a documentação inerente ao empreendimento está correta. Dessa forma, evita-se surpresas desagradáveis, como a suspensão da construção e aumento do prazo de entrega por conta da regularização necessária.

Conheça ainda a construtora responsável e busque informações sobre ela, procurando saber possíveis más condutas. Assim, é possível se proteger e evitar problemas.

 

  • Escolha a forma de pagamento

Existem diferentes formas de pagamento que você pode considerar, sendo à vista a opção mais vantajosa, pois lhe dá poder de barganha. Outra opção é o financiamento, mas é importante ter muito cuidado ao contratá-lo.

Tenha em mente que terá de dar uma entrada que costuma ser de 20% do valor do imóvel, mas esse total pode variar entre os bancos. Além disso, é fundamental que leia todo o contrato de financiamento, para saber exatamente o que acontece em diferentes situações (como no atraso de pagamento) e quanto está pagando.

Se preferir, ainda há uma alternativa, a possibilidade de compra do imóvel por meio de consórcio, com uso de carta de crédito contemplada. Trata-se de uma opção com custo total normalmente menor do que o financiamento, pois não tem incidência de taxa de juros.

Analise qual alternativa é a melhor para seu perfil e escolha aquela que mais se adequar ao seu orçamento, tanto no momento da aquisição como em longo prazo.

banner guia planejamentno

  • Tenha cuidado com golpes

Existem golpes envolvendo a compra de imóveis e é importante sempre agir com cautela para evitar cair neles. Durante a negociação, lembre-se que não existe milagre envolvendo transações de alto valor como a compra de um imóvel.

Portanto, se alguém lhe oferecer um sobrado por um preço irrisório, desconfie. A chance de golpe é altíssima. Outro sinal de fraude é quando solicitam pagamento antecipado para reservar o imóvel. Depois de depositar o valor, o criminoso some e o comprador descobre que o imóvel não existe.

Sempre que receber um pedido de pagamento antecipado, não efetue a transferência, por mais tentadora que a oportunidade possa parecer. Busque sempre por um vendedor / construtora de sobrados em Curitiba idônea e boa sorte!

 

– Leia também:
>>> POR QUE MORAR EM UM SOBRADO?

>>> COMO SE PLANEJAR FINANCEIRAMENTE PARA COMPRAR UM IMÓVEL?