O que devemos avaliar no momento da compra de um imóvel?

Não basta sair comprando somente porque gostou. Antes de fazer qualquer negócio relacionado ao mercado imobiliário, avalie todas as possíveis alternativas com muito cuidado. Sabemos que a decisão por comprar um imóvel é delicada, pois trata-se de um investimento a longo prazo, que pode lhe trazer rendas futuras, advindas da valorização. Sendo assim, evite agir pela ansiedade e procure seguir as dicas que preparamos para você.

Já com um planejamento financeiro em mente, procure pelos imóveis que mais se encaixam em seu perfil. Pense no número de quartos, quantas vagas na garagem são necessárias, metragem, adicionais, como playground, entre outros. Se a família for grande, os sobrados à venda em Curitiba, por exemplo, podem ser ideais. A partir disso converse com os corretores e peça-os para filtrar os imóveis com perfis semelhantes e que cabem no seu bolso. Após conhecer, via telefone ou internet, os empreendimentos, é hora de visitar os que você mais gostou. Os seguintes detalhes precisam ser avaliados:

Avaliação na compra de imóveis

Localização e infraestrutura da região: observe quais comércios, escolas, hospitais, supermercados, farmácias e parques ficam mais próximos; note ainda se o transporte público é acessível, verifique a posição em relação ao sol e o nível de ruído.

Condições gerais do imóvel: preste atenção quanto à distribuição de água, energia elétrica, características do terreno, ventilação, iluminação pública na fachada e custos da manutenção de condomínio. Neste item, observe ainda se o empreendimento, por mais novo que seja, apresenta umidade, rachadura, vazamentos, problemas elétricos e hidráulicos; faça os testes que forem necessários.

Formalidades: avalie toda a documentação envolvida no processo de aquisição de imóveis.

Uma boa pedida, com relação à localização e infraestrutura são os Sobrados no Atuba, em Curitiba. O bairro tem sido alvo de frequentes novos empreendimentos, pois fica em região de fácil acesso ao transporte público, bem localizado em relação ao centro da cidade, fica próximo de mercados, farmácias, do comércio em geral, entre outros. São imóveis com bons preços, num bairro em crescimento e valorização.

Comprando seu sobrado em Curitiba

Visitar um imóvel durante o dia pode facilitar a avaliação, pois a presença da luz possibilita a visualização dos detalhes. Por outro lado, à noite é possível verificar a movimentação da rua, dos moradores, os ruídos noturnos e outros. O ideal é comparecer ao imóvel nesses dois períodos do dia, para evitar erros. Outra dica é visitar seu possível sobrado em Curitiba durante um dia chuvoso ou logo após a chuva, já que, se houver infiltrações, elas estarão evidentes. Se tiver um profissional capacitado, que possa avaliar imóveis tecnicamente, como um engenheiro civil, convide-o para fazer as visitas contigo. Com certeza ele lhe contará sobre os defeitos do local. Conheça ainda a construtora responsável, busque informações sobre ela, procurando conhecer possíveis más condutas e boa sorte!