A decoração faz toda a diferença na casa de um curitibano, pois, além de ter bom gosto, é um povo vaidoso que adora mudanças. Dos vários tipos de imóveis de Curitiba, os sobrados são uns dos mais favoráveis a decorações diferentes e sofisticadas. Seu planejamento vertical facilita variações de decoração de tempos em tempos, o que não deixa os ambientes cansativos e monótonos. Confira algumas dicas de decoração em sobrados e deixe a sua criatividade fluir.

Se você não precisar economizar, uma boa dica é investir em um planejamento profissional, pois em questão de decoração de sobrados Curitiba tem arquitetos e designers de interiores de alto nível.  Já se a ideia for não gastar muito ao decorar seu sobrado Curitiba existe também um nicho muito bom de revistas, colunas em jornais e cadernos sobre decoração de interiores.

Abaixo trazemos algumas dicas para você mesmo começar a reforma dos ambientes do seu lar.

Paredes

Para deixar cada ambiente com uma característica diferente, forme um contraste de cores entre as paredes. Em salas grandes, aplique cores alegres e mais fortes, já em ambientes pequenos, use tons neutros, que não “sufocam” o espaço.

Na hora de escolher o que usar para decorar sua parede, as opções mais indicadas são tecidos ou papéis de paredes e tintas texturizadas. Papel contact também é uma alternativa. Apesar de seu aspecto um pouco artificial, é mais fácil e rápido de aplicar.

Dicas pintura parede
Cores fortes que geram contraste e papel de parede compõem um ambiente harmonioso e sofisticado

Além de usar cores e texturas, espelhos são muito bem-vindos, pois ampliam e iluminam melhor o ambiente.

Decorando parede com espelho
Ambiente parece maior e com mais luz devido ao uso de espelho

Mobília

Abuse dos móveis antigos. Esta é uma dica que nunca sai de moda e torna sua velha mobília um artigo moderno e sofisticado. Pintar luminárias, cadeiras, cômodas, mesas e bancos antigos com spray é muito aconselhável. O segredo é manter uma certa distância do objeto a ser pintado e fazer movimentos rápidos e constantes até toda a área ser preenchida.

Mobilia decorando sobrados
Mobílias antigas, após pintadas, se transformam em estante para escritório ou quarto

Além do uso do spray, você pode forrar estes móveis com tecidos de tons alegres ou estampas finas e charmosas, variando de acordo com o estilo de decoração que mais lhe agrade.

Móveis coloridos dando um destaque maior para os ambientes
Aparador colorido e almofadas coloridas dão ar romântico ao cômodo

Iluminação

A iluminação tem um potencial que vai muito além de sua ideal principal, de iluminar, ela também é considerada um artigo de decoração, e saber explorar bem essa característica poderá valorizar ainda mais o seu ambiente. De acordo com a forma que você trabalha a iluminação residencial, alguns resultados obtidos são capazes de realçar pequenos detalhes e dar profundidade e magnitude à outros.

Algumas dicas na hora de compor a sua iluminação são importantes, como: Iluminação geral que é muito utilizada para grandes cômodos, com o intuito de tornar a luz mais eficiente e abrangente e com economia. Existe também a iluminação indireta, utilizada principalmente com abajures e direcionada ao realce de pontos específicos do imóvel, além de iluminação de tarefas, focada em mesas de trabalho, poltronas de leitura e cabeceiras de cama.

Para finalizar, uma dica válida para a decoração de qualquer ambiente é: lembre-se de pesquisar o preço de cada produto em pelo menos três lojas. Em seguida, faça um orçamento de tudo que pretende comprar para não se surpreender com valores muito altos no final.

Sugestões de vídeo – Reforme sua casa usando artigos antigos e que parecem não ter utilidade