Hoje eu gostaria de destacar uma característica exclusiva e peculiar dos sobrados. A privacidade! Eu, particularmente, já morei em casa, apartamento e atualmente resido em um sobrado em Curitiba. É natural observar algumas diferenças e ter que se adaptar a certas transformações ao se mudar para outro tipo de imóvel. Mas uma das diferenças mais determinantes que notei entre os três tipos foi mesmo a questão da privacidade.

Enquanto que em uma casa ou apartamento receber parentes e amigos é um programa até desagradável para o dono da casa, em um sobrado se torna algo simples e prazeroso! Os espaços externos como churrasqueira, jardim ou a garagem dão a liberdade de realizar confraternizações sem que os convidados circulem pelas áreas íntimas da casa, como quartos, escritório e corredor interno.

Reunir os amigos para um bom churrasco
Reunir os amigos para um bom churrasco

A possibilidade de realizar festas na churrasqueira, que muitas vezes é totalmente externa ao restante da casa, inclusive com acesso direto ao portão de saída, é uma vantagem única e que faz toda a diferença. Além de não incomodar com a presença de outras pessoas dentro de casa, evita barulhos muito altos nos cômodos de dentro.

Antes de me mudar para um sobrado, sempre senti receio de reunir amigos em casa. O fato de ter que improvisar os encontros familiares, de negócios ou amigos na sala, na cozinha ou no máximo na sacada sempre preocupou muito. Seja por acabar alterando a rotina de todos os moradores por privá-los de estar à vontade em qualquer cômodo de sua própria casa – o que é incoerente, pois é fundamental que tenhamos liberdade e intimidade enquanto estamos no nosso lar – ou por ter que organizar as partes de dentro do imóvel para receber visitas. Desde que me mudei para um sobrado, tem se tornado cada vez mais agradável receber pessoas em casa.

Sobrado em Curitiba - Endepro Engenharia
Sobrado em Curitiba – Endepro Engenharia

Outro aspecto importante sobre privacidade é a garagem. Nos apartamentos daqui, é comum termos apenas uma vaga e dividirmos entrada e saída com vários outros moradores. Quando se trata de sobrados Curitiba o mercado imobiliário local oferecem imóveis com dois, três e, em alguns casos, até quatro vagas de garagem! E o espaço é só uma das vantagens. Não ter que disputar a vez para entrar ou sair de casa e poder estacionar seu carro e deixá-lo aberto sem riscos de que estranhos que circulam no condomínio mexam em suas coisas é uma exclusividade das garagens de sobrados.

De fato não há imóvel que favoreça mais a privacidade e intimidade que o sobrado!