A chegada de um novo membro na família significa que um ambiente precisa ser organizado. E nesse caso, a bagunça nele deve ser exterminada.

Muitos sobrados e outras casas que possuem quartos vagos acabam se tornando um espaço onde muitos itens e objetos sem uso (ou de uso raro) são armazenados, acumulando poeira.
Um ambiente bonito, funcional e prático deve ser criado a partir do momento em que a notícia sobre o bebê é anunciada.

Como organizar o quarto que será do bebê?

A primeira dica, e a mais importante, é analisar todos os itens que estão guardados no quarto que deverá ser limpado e transformado no quarto do novo membro da família.
Um método muito simples para organizar o quarto que será do bebê, ou seja, esvaziá-lo e pensar no novo ambiente é:

  • Retire todos os itens, objetos, móveis, equipamentos, o que for, de dentro do quarto.
  • Separe-os e classifique-os: roupas, brinquedos, livros, equipamentos eletrônicos, entre outros.
  • Verifique o que ainda pode ser usado (ou que pode-se querer ser usado) e descarte aqueles que não possuem mais serventia. Alguns dos móveis que antes não eram usados podem ser favoráveis ao novo quarto do bebê? Se sim, deixe-os no espaço.
  • Doe ou venda objetos e outros itens que possam ser úteis para outras pessoas.

Os itens que foram separados e que novamente terão que ser guardados em outro lugar podem ser organizados em caixas organizadoras ou em algum armário, pois o foco é organizar o ambiente para a chegada do bebê.

Moldando o novo ambiente para o novo membro da família

O quarto pode agora estar vazio, mas e quanto aos novos móveis que o bebê precisará e a questão de manter um ambiente bem limpo e objetivo?

  • Cômodas antigas podem ser utilizadas para armazenamento de roupas do bebê, fraldas e outros acessórios.
  • Algumas pessoas possuem baús antigos, que podem servir para guardar o enxoval.
  • Um balcão antigo pode ser usado como o local de troca de fraldas e de roupas, sendo que esse móvel deve ser colocado perto do guarda-roupa (ou perto da cômoda onde serão guardadas as roupas).
  • Cadeira de balanço que avós e avôs adoravam pode ser uma ótima opção para amamentar o bebê enquanto ele é acalentado.

A limpeza total do ambiente antes da chegada do bebê não deve ser descartada, pois o sistema imunológico do novo membro da família ainda está enfraquecido, e qualquer bactéria ou vírus pode acometer a criança.