De alguns anos para cá, o mercado imobiliário curitibano tem mudado um pouco seu foco, aumentando significativamente o número de sobrados à venda em Curitiba. Para nós, compradores, interessa saber os motivos. Por que a venda de sobrados tem crescido muito nos últimos anos? Por que, ao comprar um imóvel, é interessante optarmos por um sobrado? E mais: por que as construtoras não edificam sobrados no centro?

Os sobrados, além de mais sofisticados e imponentes esteticamente, devido à sua estrutura vertical são mais seguros que as casas e ocupam menos espaço do terreno, dando lugar a áreas externas de convivência familiar – fatores estes que os ajudaram a se tornar tendência.

É comum encontrarmos anúncios de vendas de sobrados no Atuba ou em bairros próximos ao centro. Isso, na realidade, é proposital e tem uma vantagem determinante. Não morar em meio ao tumulto e correria do centro é um benefício relevante na hora de decidirmos o bairro em que compraremos nosso imóvel.

O centro, sem dúvidas, não é o lugar mais adequado para moradia em Curitiba. As horas de pico dificultam o transporte de quem vive na região e, em se tratando de segurança, sabemos que o centro de Curitiba não é indicado para transitar à noite. Por isso, não morar exatamente no centro é o mais apropriado.

Centro de Curitiba
Centro de Curitiba

Neste aspecto, é importante ainda avaliar a distância do seu bairro ao centro, pois, por mais que a região central não seja a correta para moradia, é lá que estão os principais serviços de que precisamos diariamente. O ideal, então, é que optemos por uma localidade que nos dê fácil e rápido acesso ao centro, mas que possua autonomia de nos servir a estrutura necessária de educação, alimentação e saúde.

O Atuba é um bom exemplo deste tipo de “refúgio”. O bairro está a dez minutos do centro pela via rápida, 20 minutos se formos de ônibus e sua proximidade com a BR 116 dá fácil acesso à Linha Verde. Além disso, os bairros com este perfil são muito seguros e basicamente familiares. Ao olhar de quem passa, os sobrados no Atuba formam um gigante condomínio com ruas tranquilas e famílias passeando, composto também por serviços básicos como mercados, transporte público e rede de ensino. Além disso, o bairro do Atuba receberá, até 2014, um shopping moderno e repleto de lojas e possibilidades de entretenimento. O local será uma das referências de lazer da região norte de Curitiba, e com certeza, valorizará ainda mais toda essa região, que nos últimos anos, recebe investimentos que possibilitam o seu crescimento.

Parque do Atuba em Curitiba
Áreas verdes para entretenimento e prática de esportes ao ar livre