Planejar a reforma do sobrado é um momento que a maioria das pessoas precisa enfrentar, especialmente quando for de grande necessidade.

Existem diversos motivos para garantir que o sobrado não tenha nenhum problema e que incentivam uma reforma, entre os quais, os mais importantes são:

  • Valorização do imóvel.
  • Segurança de familiares e visitas.
  • Sustentabilidade.
  • Conforto dos moradores.
  • Necessidade e interesse dos moradores.
  • Reformar o sobrado, desse modo, independente do motivo, é uma atividade que dá trabalho e possível dor de cabeça – isso não podemos ocultar.

Como combater futuros problemas na reforma?

Para evitar incômodos e surpresas indesejados, devemos estar atentos aos três erros mais comuns que as pessoas cometem antes de reformar um sobrado:

Falta de planejamento: esse é considerado o principal problema nas reformas de sobrados, pois é um bom planejamento que evita quaisquer problemas futuros durante a obra.
Assim, o projeto, o orçamento e o cronograma precisam ser elaborados e analisados antes do início da reforma.

Falta de profissionais: outro erro muito comum, pois um profissional capacitado é aquele que poderá ajudar a prever qualquer dificuldade durante a reforma.

Compra de materiais: nem sempre o mais barato ou o mais caro é o material adequado. Busca-se, de fato, o de melhor qualidade.

Além disso, reformas em sobrados causam entulhos, e, empresas de reformas que não realizam a limpeza do local acabam perdendo a confiança dos clientes.

Planejamento da reforma do sobrado

Com o projeto da reforma definido, o profissional ajudará na elaboração do planejamento da obra, ou seja, será o registro da ordem que os serviços serão executados, a duração e o custo de cada fase da reforma. Esse planejamento da obra tem como objetivo evitar gastos com materiais ou mão de obra desnecessários.

Para que a obra seja um sucesso, uma recomendação é sempre verificar o andamento, a compra dos materiais e suas aplicações e todas as outras situações pertinentes.

Lembre-se que antes de iniciar a reforma, o planejamento financeiro deve ser observado, pois ele avaliará o custo da mão de obra e dos materiais necessários. É muito importante que o custo de prováveis reformas hidráulicas, elétricas ou de pinturas, por exemplo, também seja calculado.

Sendo assim, o pensamento financeiro serve para evitar qualquer risco de parar a obra por falta de dinheiro. É claro que, se o orçamento for bem limitado, o correto é focar no que é prioridade, isto é, o que mais for urgente.

A reforma do sobrado, portanto, é a ação que fará com que o lar fique mais seguro, confortável e bonito, pois renova o visual e até o clima dos ambientes.