É muito importante a escolha da pintura do interior do seu sobrado, pois ela influencia muito na convivência dos moradores, afetando o humor e o astral das pessoas e, consequentemente, refletindo no dia-a-dia da família.

Uma dica bem interessante para não errar na pintura é conhecer o efeito que cada tom e cor causam no subconsciente do ser humano.

Paleta de cores
Paleta de cores. Auxiliando na escolha da melhor cor para o interior do seu sobrado

Cores como amarelo, laranja e vermelho, por exemplo, são quentes e muito vibrantes. O amarelo, além de transmitir calor, também dá uma sensação de tranquilidade e estimula a criatividade, se apresentando uma ótima opção e, devido a isso, uma das cores mais populares entre os sobrados em Curitiba.

Verde, azul e púrpura são cores frias e calmas. É importante lembrar que quanto mais claras as cores, menos energia elétrica será usada, pois a luz do dia irá luminar o ambiente melhor e por mais tempo. Então, para os cômodos mais amplos, vale apostar nas cores frias.

O quarto pode ser pintado com cores mais relaxantes, suaves e tons pastéis. Já a cozinha e a sala de jantar podem possuir cores fortes e vibrantes, como o vermelho e o laranja, pois elas estimulam a fome. Entretanto, se a dimensão da cozinha for muito pequena, evite utilizar cores muito impactantes, elas podem tornar o ambiente sufocante.

Qual a melhor cor para meu sobrado?
Qual a melhor cor para meu sobrado?

Também é interessante e moderno destacar uma parede inteira do ambiente, enquanto as outras recebem tons neutros ou até mesmo o branco. Mas toda essa mescla precisa estar em harmonia com o resto do cômodo e da casa como um todo, equilibrando as cores das paredes entre si e também com tecidos e acessórios. Uma tendência nos sobrados em Curitiba são os tons de roxo e azul, que podem ser aplicados em quartos, salas e banheiros.

Mas é preciso ter muito cuidado para não acabar exagerando nas tonalidades ou na sucessiva repetição de cores fortes. A exposição prolongada ao vermelho, por exemplo, além de sufocar, pode causar reações impulsivas. Os tons fortes de azul podem despertar distanciamento, melancolia e até mesmo introversão. Já o confinamento em ambientes cinzentos pode gerar depressão, assim como o excesso da cor preta. Até o branco pode causar danos se usado repetidamente, expressando uma ideia fixa e compulsiva por limpeza.

Como vimos, quando o assunto é pintura de sobrados Curitiba não deixa a desejar. Os moradores têm muitíssimo bom gosto e a tendência é realmente abusar da mistura de cores trazendo vida e alegria ao seu lar.