O que fazer com as sobras de material de construção

Ao investir em uma obra muitos cometem um erro: calcular e comprar a quantidade errada de materiais de construção, geralmente adquirindo muito mais do que deveria.

Por isso, ao finalizar o processo há uma sobra de material de construção que sempre gera dúvida: afinal, o que é possível fazer com esse excesso que não será utilizado tão cedo?

Há algumas dicas sobre o que fazer com sobras de material de construção. Conheça aqui quais são elas e escolha que destino prefere dar ao que restou de sua obra!

material de construção

Guarde o material de construção

Esta dica é perfeita para quem sabe que terá de fazer uma nova obra e pretende economizar. O armazenamento de material de construção é simples de ser feito, basta separá-los e guardá-los de acordo com seu tipo:

– Materiais de PVC, aço, itens elétricos, pedras, pisos e tijolos devem ser guardados em local seco, fechado e ventilado, para garantir a boa qualidade de cada produto;

– Cal, cimento e demais materiais perecíveis só podem ser guardados por 30 dias. Caso pretenda armazená-los, coloque-os em um lugar seco e ventilado.

 

Venda as sobras de material de construção

É possível rentabilizar esse excesso de material. A dica é ofertar para algum conhecido que esteja realizando obras. Essa negociação é perfeita para ganhar um dinheiro extra e também para quem está construindo ou reformando, pois compra materiais de construção por um preço mais acessível.

Doe os materiais de construção

Há instituições de caridade que precisam de material de construção de sobrados para fazer reformas em suas instalações e suas sobras poderão ajudá-las bastante. A dica é escolher algumas de confiança e verificar se aceitam os materiais como doação.

Descarte corretamente os materiais

Não quer guardar e não existe a possibilidade de vender ou doar os materiais? Então, descarte-os corretamente. É possível contratar uma caçamba da prefeitura para isso ou então encaminhar ao aterro sanitário, centros de reciclagem ou logística reversa das marcas dos produtos.