Dos diversos tipos de imóveis existentes, o sobrado é uma das opções mais favoráveis para uma decoração que beira o moderno e o diferenciado.

Morar sozinho em um sobrado pode ser uma experiência gratificante, e decorá-lo pode permitir que novas ideias surjam, assim como diversas dúvidas. Mas como aproveitar todo o espaço do sobrado, mesmo vivendo sozinho?

Como aproveitar todos os espaços?

A questão principal na decoração é que ela fique de acordo com a personalidade do morador, para que se evite a sensação de solidão.

Para aproveitar todos os espaços em um sobrado, a dica essencial é analisar e estudar o espaço disponível em cada ambiente, para que seja possível ter certa noção do que poderá ser feito.

Cada espaço deve ser definido conforme seus objetivos, ou seja, qual será o quarto, a sala, e outros ambientes. Geralmente, sobrados – em cidades grandes – possuem um tamanho menor, mas nada que prejudique a nova decoração. Algumas ideias vantajosas são:

  • Atentar-se para móveis menores – já que é um sobrado para apenas uma pessoa – mas de modo que possam ser alocados para cantos que poderiam ficar sem uso, por exemplo uma poltrona de estampa colorida ou um sofá de dois lugares.
  • Usar mesas com formato arredondado – não prejudicam a circulação e possuem um tamanho adequado para quem mora sozinho.
  • Reutilizar algum móvel – a ideia da sustentabilidade oferece novas oportunidades de decorar o sobrado com um móvel que iria ser descartado.

Por isso, ao morar sozinho em um sobrado é primordial entender como dispor as peças pelo espaço a fim de deixa-lo bonito, confortável e sem a sensação de estar perdendo algum espaço que poderia ser útil.Uma recomendação importante é procurar por móveis sob medida.

Personalidade como fator de decoração de sobrados

Dependendo da personalidade e do estilo de vida, a decoração pode ser diferenciada. Morar sozinho em um sobrado dá a oportunidade de criar a própria decoração, a fim de trazer mais organização e praticidade.

Existem várias maneiras de decorar um sobrado de acordo com o gosto da pessoa. Mas exige-se um cuidado para não exagerar na personalização, pois colocar itens demais faz com que o ambiente fique carregado.

Em sobrados menores, uma dica para quem se sente sozinho e possui um desejo de parecer que o ambiente é maior pode utilizar de artifícios, tais como:

  • Tons claros nas paredes e no piso.
  • Substituir uma pintura na parede por um espelho, que possui a sensação de amplitude.

Ambientes mais modernos apostam em cores mais vibrantes nas paredes e nos pisos, de modo a trazer contraste, assim como valorizar a iluminação que se torna uma característica de destaque.
Morar sozinho em um sobrado tem a seguinte e mais importante prioridade: sentir-se bem!