Com o ano já se encaminhando para a metade do semestre, as tendências do mercado imobiliário começam a sobressair e virem à tona. Tais resultados são calculados a partir de diversas variáveis e, com isso, chega-se a uma conclusão da perspectiva do mercado imobiliário para o ano.

Para quem é novo no assunto, o mercado imobiliário para residências é o que representa a lei da oferta e demanda por moradias. De acordo com as notícias do mercado imobiliário, há um cenário otimista crescendo nos últimos meses.

Isso porque, entre as variáveis que implicam no mercado imobiliário, está a presença da taxa Selic. E, de acordo com especialistas, ainda que sejam passos pequenos, a projeção de estabilidade para a taxa é esperada.

A imagem mostra de forma simplificada como funciona o mercado imobiliário.

Então com os juros e a taxa Selic estabilizados, o bolso do brasileiro fica mais tranquilo e o sonho da casa própria volta a ser um objetivo para o ano de 2022.

Entre as variantes, outros dados do mercado imobiliário mostram um cenário começando a melhorar. Como, por exemplo, os números do Banco Central do Brasil, que sugerem um aumento na concessão de créditos imobiliários a pessoas físicas – um crescimento de 50%.

Além disso, números recolhidos pela FIPE e FipeZAP são testemunhas de um aquecimento no mercado imobiliário hoje e mostram um bom desempenho, na busca de um favorecimento aos brasileiros.

No entanto, no mundo das locações, o cenário é de uma agitação que pode ser um pouco mais preocupante que no mundo da compra e venda. O IGP-M, índice relacionado ao ajuste do aluguel, teve um crescimento, causando reajuste em aluguéis e contratos prejudicados.

Mas, felizmente, em nível nacional, é esperado uma projeção de mercado imobiliário com resultados mais satisfatórios, uma vez que os números parecem estar alcançando o fluxo e ritmo normal que deveriam estar desde muito tempo.

O mercado imobiliário na pandemia foi, de início, um período sombrio para quem buscava conseguir um espaço para morar. No entanto, as sombras duraram pouco e abriram espaço para dias melhores.

A pandemia proporcionou a menor inflação e queda adicional da Selic, taxa que já citamos anteriormente e já sabe a importância dela para a análise de como está o mercado imobiliário.

Quer conferir algumas das principais tendências do mercado imobiliário para o ano? Continue a leitura e fique por dentro!

 

Localização e espaço

Com a necessidade de home office e a volta gradual recente dos espaços de trabalho por causa da pandemia, cresceu uma necessidade de imóveis maiores e bem localizados.

Afinal, depois de meses de confinamento e ter que ficar em casa, compartilhando o local de descanso com ambiente de trabalho, estudos e lazer, não foi fácil. Por isso, muitas famílias buscam espaços que comporte e garanta todo o conforto necessário.

Além disso, cada vez mais está sendo valorizada a proximidade à farmácias, mercados, restaurantes e escolas, por exemplo, por isso, zonas centrais serão mais exploradas que regiões mais isoladas das facilidades do dia a dia.

Por esse motivo, sobrados tendem a ser uma opção que tenha mais buscas do que, por exemplo, apartamentos e estúdios.

 

Mundo virtual

Sim, realidade virtual é um termo que vai te acompanhar por muito tempo! Essa tecnologia é uma das aliadas para o mercado imobiliário de 2022 e promete ficar por um tempo também.

A digitalização nos serviços imobiliários, por exemplo, passou de ser um diferencial para uma necessidade básica.

 

Home office

Como visto anteriormente, esse é um termo que está em alta em todos os cenários, no imobiliário não poderia ser diferente. Cada vez mais, residências com espaços para escritórios são prioridades na hora de listar o que procura em uma casa.

Não só para 2022, mas é esperado que essa seja uma tendência duradoura, visto que a pandemia influenciou na mudança de hábitos e, principalmente, de estilos de vida.

 

Sustentabilidade

Outro tema de discussão frequente é a sustentabilidade, também não poderia ficar de fora nas projeções imobiliárias. Com isso, caminha junto a energia sustentável, descarte correto de lixos, reutilização de água e tantos outros termos que são fundamentais para serem repensados em diversos momentos.

Esses fatores têm impactos desde o momento do planejamento da residência, até mesmo a hora de assinar o contrato – e tende a crescer cada vez mais.

 

Leia Também:

>>> Como a Pandemia Afetou o Mercado Imobiliário?

 

Qualidade de vida

Esse é outro tópico que explica a busca por residências maiores. Foi analisado que, segundo dados do Quinto Andar, 19,5% das pessoas buscam por casas grandes e que proporcionem uma qualidade de vida melhor.

A imagem mostra um exemplo de um sobrado com bastante área para lazer.

Em Curitiba não é diferente. A busca por uma vida saudável, pouco impacto, conforto necessário e qualidade são prioridades na capital paranaense. E, por isso, o mercado curitibano está altamente aquecido, independentemente de taxas de juros ainda elevadas.

 

O que esperar para o ano de 2022?

O ano de 2022 é um ano de eleições e, mesmo que esse seja um fator que costuma implicar diretamente na instabilidade de variáveis e, por conseguinte, no mercado imobiliário, espera-se manter um ritmo aceitável para o ano.

Além disso, vale a pena começar o investimento no mercado imobiliário ainda no primeiro semestre, uma vez que há segurança e estabilidade nas linhas de créditos disponíveis no mercado.

banner guia planejamentno

E, claro, a taxa Selic mantém o cenário mais otimista e proveitoso por um tempo! Portanto, se você está buscando por sobrados em Curitibaesse é um ótimo momento para dar o primeiro passo e ir atrás do sonho da casa própria!

Com a Endepro Engenharia você garante o melhor custo-benefício e qualidade para os clientes. Entre em contato com os corretores de plantão e comece agora a mudar de vida!

 

Leia Também:

>>>> 5 Dica Que Você Precisa Saber se Quer Comprar um Sobrado

>>>>  Vantagens de Comprar um Sobrado ao Invés de Uma Casa