Após comprar sobrados em Curitiba, é comum se esquecer de realizar manutenções periódicas nos imóveis. É aí que mora o perigo: pequenos problemas podem se tornar grandes dores de cabeça e comprometer o orçamento dos moradores com gastos muito altos com consertos.

Para fugir de situações assim, investir numa manutenção preventiva de sobrados é fundamental. Ela nada mais é do que um processo de análise da estrutura física do imóvel, sempre realizado por profissionais capacitados, identificando e corrigindo eventuais problemas logo no início de seu desenvolvimento.

Dessa forma, evita-se comprometer o imóvel como um todo, garantindo, paralelamente, a segurança dos moradores, com diminuição do risco de acidentes.

Durante as manutenções preventivas, profissionais analisam, por exemplo, o telhado do sobrado, verificando se há telhas quebradas, inclusive se necessita de limpeza, providenciando o devido reparo para evitar goteiras, umidade e mofo em época de chuvas.

Caso a água da chuva fique acumulada por muito tempo no forro do telhado, existe a possibilidade de enfraquecê-lo e provocar quedas. Por isso, esse trabalho de manutenção preventiva é primordial.

Além disso, é feita uma checagem de calhas e tubulações para eliminar infiltração ou entupimentos, que podem levar à inutilização temporária do imóvel. Ademais, são verificadas instalações elétricas, para minimizar o risco de curto-circuito e incêndios.

Ao realizar a manutenção, profissionais também observam o estado de conservação de paredes e fachadas externas do imóvel, conferindo se há rachaduras ou risco de quedas, o que pode comprometer a segurança dos moradores e danificar bens, como móveis e eletrônicos.

No entanto, tome cuidado: é importante contratar profissionais qualificados para executar a manutenção preventiva, o que garantirá um melhor resultado e evitará surpresas desagradáveis com o imóvel, como um trabalho mal feito.

A manutenção preventiva deve ser executada a cada um ano, no mínimo. Procure realizar o processo antes das temporadas de chuva, o que permite melhor análise do imóvel e minimiza as chances de passar por problemas no telhado numa estação mais crítica.

Dessa forma, seu sobrado ficará sempre em ordem e em perfeitas condições, garantindo um ambiente agradável e seguro a todos os moradores, inclusive aos visitantes.