O sonho de muitos brasileiros muitas vezes se resume a duas palavras: casa própria. Há quem passe longos meses e até anos economizando para se livrar do aluguel, porém, acaba sendo pego de surpresa na hora de fechar o negócio ao ver alguns gastos extras que não eram esperados. Isso ocorre porque o ato de comprar um imóvel envolve o pagamento de diversas taxas que, por vezes, não estão incluídas no valor do imóvel. Conheça esses gastos antes de começar a procurar casas à venda em Curitiba ou região de preferência e evite o acúmulo de dívidas. Leia!

Taxa de Corretagem

É uma taxa de 6% que deve ser paga ao corretor de imóveis como uma remuneração pela intermediação no processo de compra do imóvel. Tal despesa é, geralmente, paga pelo vendedor do imóvel – que costuma embutir esse valor no preço total negociado.

Taxa de ITBI

O ITBI – ou Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis, varia de acordo com o município em que a propriedade está localizada. Para imóveis em Curitiba, a alíquota do ITBI é de 2,7% do valor de mercado da propriedade. O diferencial é que a Prefeitura de Curitiba oferece a possibilidade de parcelá-lo em até 10x, desde que o bem não tenha sido adquirido por meio de financiamento ou uso de recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Taxas de transferência, escritura e registro imobiliário

Devem ser levados em conta alguns gastos realizados junto ao Tabelionato de Notas e Cartório de Registro de Imóveis, que fazem a lavratura da escritura e o registro de operação de compra, respectivamente.  Essas são despesas progressivas e variam de acordo com o valor total do bem. Por isso, é interessante certificar-se sobre os valores desses locais.

Casos diferenciados

Existem porém situações específicas, não previstas acimas, onde há abono de uma despesa ou exigência de pagamento de outra taxa. É o caso de imóveis que foram financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) ou com o FGTS. Por isso, antes de fechar negócio, procure saber se há particularidades no processo, como possíveis abonos ou pagamentos.

Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui que a gente responde!

 

Leia mais: Como funciona o financiamento de um imóvel?