Imagem de um sobradoOs sobrados são sonhos de consumo de muitos. Também pudera, afinal, trata-se de uma construção com projeto arquitetônico diferenciado, o que acaba por dar mais charme e beleza ao imóvel.

Mas, na hora de procurar sobrados a venda em Curitiba, uma dúvida é recorrente: qual o tamanho do sobrado ideal? Esse detalhe é importante, pois garante que a família consiga se alocar confortavelmente nos cômodos, além de não comprometer a locomoção pelo imóvel.

Quer descobrir como encontrar o lugar certo para você e ou sua família? Então não deixe de continuar a leitura deste artigo!

 

QUAL O TAMANHO IDEAL DE UM SOBRADO?

Curiosamente, escolher o tamanho do seu sobrado não é tarefa difícil. Tudo depende do número de moradores e algumas considerações práticas a serem levadas. Um sobrado não é apenas um sobrado, é o lar que as pessoas buscam, é o lugar em que passarão o tempo descansando, rindo, se divertindo com amigos etc.

Por isso, na hora de comprar um sobrado, é preciso pontuar todas as suas necessidades para definir as dimensões de um sobrado. E não apenas isso, questões físicas e de espaço também devem ser levadas em consideração. Confira:

banner guia planejamentno

  1. Terreno

    Assim como o correm em casas térreas, o tamanho do terreno pode interferir no tamanho final do seu sobrado. Sem dizer que a topografia também é outro fator determinante, pois a depender de ele ser um aclive, declive ou plano, a estrutura do projeto pode mudar e, com a escolha certa, pode haver economia nos custos de movimentação de terra.

    Em termos de tamanho do terreno, o recomendado é que ele tenha a partir de 200 metros quadrados, o que possibilita construir cômodos um pouco maiores, sem deixar todos os moradores apertados e desconfortáveis quando estiverem em casa.

  2. Moradores

    Quando se busca por um lar, fato é que esperamos conforto. Por isso, a residência precisa atender as necessidades dos seus moradores. Portanto, neste quesito precisa-se considerar a quantidade de quartos, banheiros e demais cômodos, bem como seus tamanhos. Faixa etária e condições físicas dos habitantes são outros fatores a serem estimados.

    Pretende morar sozinho ou a família é pequena? Nesse caso, sobrados com metragem reduzida são boas opções, tanto pelo lado prático como financeiro, já que possuem valores mais acessíveis.

  3. Obra

    A “casa dos sonhos” pode ser o projeto de uma vida inteira, por isso vale adequar o seu sonho com o valor a ser investido disponível, tendo em mente a escolha do modelo desejado, que pode acabar influenciando nos custos e, inclusive, no tempo de construção.

Seja para construção própria ou a compra de um sobrado pronto, selecione o imóvel que tenha quartos suficientes a todos, bem como áreas de estar e recepção maiores, caso a família seja grande.

 

– Leia também:
>>> QUAIS AS DOCUMENTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA CONSTRUIR OU REFORMAR A CASA

 

DICAS PARA ESCOLHER UM SOBRADO

A escolha por investir em um sobrado pode se dar por diversos fatores, e tudo depende do tamanho necessário para o seu projeto, uma vez que esse tipo de residência pode se adequar a todos os tipos de tamanho.

Portanto, separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a definir algumas características extras para o seu projeto.

  • Pense no tipo de decoração e objetos que pretende utilizar no sobrado. Possui muitos objetos e não consegue se desfazer deles? Então, um sobrado com cômodos maiores são ótimos investimentos.
  • A mesma dica anterior vale para quem tem coleções grandes e pretende organizá-las da melhor forma possível. Ter cômodos mais espaçosos evita de amontoar suas coisas pelos demais cômodos, e, portanto, não compromete sua qualidade.
  • Costuma receber visitas e familiares com frequência? Os sobrados grandes com cômodos extras, principalmente quartos, são os melhores investimentos, garantindo uma estadia agradável e confortável a todos.
  • Se quiser montar um espaço de lazer com brinquedos, churrasqueira ou piscina, é interessante que o sobrado esteja localizado num terreno maior. Por isso, tenha o cuidado de escolher um imóvel com quintal grande. Essa mesma dica, inclusive, é perfeita para quem deseja ter uma área verde, jardim em casa ou ter bichos de estimação de médio e grande porte.

 

VANTAGENS DE MORAR EM UM SOBRADO

Não podemos falar de sobrados sem mencionar suas vantagens, que se estendem em diversos âmbitos. É uma ótima alternativa para quem busca privacidade, espaço e muito mais!

 

  1. Privacidade

    Quando comparado a uma casa ou apartamento, o sobrado te dá a possibilidade de ter mais privacidade e liberdade, evitando os olhares vindos de fora. Essa privacidade também se aplica ao interior da residência, uma vez que em determinados momentos cada morador pode ter o seu momento de solitude realizando tarefas ou mesmo descansando sem a interferência dos demais moradores.

  2. Espaço

    Como vimos no item anterior, o espaço é uma necessidade muitas vezes cobrada em família médias e grandes. Por isso, ao expandir verticalmente, um sobrado ganha o dobro de área para realizar espaços adequados para cada morador e para cada ambiente comum.

  3. Estilo

    Para quem busca estilo e liberdade, o sobrado pode ser uma alternativa excelente. Graças aos seus modelos e estruturas, um sobrado pode receber os mais variados estilos, desde algo mais vintage até um ambiente moderno e elegante. O sobrado pode refletir a sua personalidade e a dos demais residentes de forma a fazer um ambiente aconchegante para todos.

  4. Luz natural e ventilação

    O fato de o sobrado ter mais de um andar faz com que o imóvel seja naturalmente bem ventilado, o que acaba por ser um ótimo benefício para os moradores com problemas respiratórios e alergias, minimizando o risco de complicações de saúde.

    Da mesma forma que um sobrado por ser alto aumenta a ventilação, também amplia a entrada de luz e o aproveitamento da mesma. Por ser uma residência mais, capta mais luz natural, podendo também auxiliar na redução de conta de energia.

  5. Rentabilidade

    Com a maior possibilidade de divisão dos cômodos e em tempos de crise, alugar uma parte do imóvel é uma boa oportunidade para conseguir uma renda extra. Por exemplo, se você não usa a parte superior, basta adicionar uma escada do lado externo, organizar e preparar a peça para receber outra pessoa e pronto! Assim é possível ter um inquilino sem perder sua privacidade.

  6. Preço alto de venda

    Geralmente, o sobrado tem preço de venda mais elevado, sobretudo quando comparado ao apartamento e casas térreas. A razão para isso é que esse tipo de imóvel é grande e possui características específicas, o que aumenta seu valor de mercado.

 

COMPRAR SOBRADO PRONTO

pessoa recebendo as chaves da casa

Se você está procurando uma construtora de sobrados, confira o site da Endepro. Atuando no mercado desde 1992, a empresa é destaque no ramo da construção civil, principalmente pela construção e vendas de imóveis próprios, em condomínios residenciais fechados, e execução e administração de imóveis terceiros.

O que torna a Endepro uma referência na área, é a busca constante pela eficiência, seja na gestão e nas técnicas construtivas, na garantia de cumprimento de prazos ou na excelência em acabamento e atendimento ao cliente.

Ética e transparência, respeito às pessoas e ao meio ambiente, segurança, melhoria contínua e eficácia são apenas alguns dos nossos valores como empresa. Se você busca imóveis em Curitiba ou região, entre em contato com a Endepro!

 

– Leia também:
>>> 5 DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SE QUER COMPRAR UM SOBRADO

>>> POR QUE MORAR EM UM SOBRADO?