Dia dos avós: aprenda a tornar seu sobrado mais seguro para idosos

Ao buscar sobrados novos à venda em Curitiba, muitas pessoas se encantam com os projetos de imóveis e condomínios, que oferecem uma excelente qualidade de vida aos moradores.

Contudo, quem vive com idosos reluta: afinal, há quem pense que imóveis com mais de um pavimento e muitas escadas são sinônimos de acidentes como as quedas, muito graves – e potencialmente fatais – para pessoas de idade.

Mas não é bem assim. Em homenagem ao dia dos avós, a Endepro te mostra algumas adaptações simples que você pode fazer no imóvel para que ele seja mais seguro para pessoas de idade. Procure por sobrados novos à venda em Curitiba sem medo!

Como tornar o sobrado mais seguro para idosos?

idosa subindo escada

Instalar corrimãos nas escadas é uma das medidas mais básicas para evitar acidentes.

1/3 das pessoas que acabam no hospital por razão de quedas são idosos. Isto se explica pelo envelhecimento fisiológico: a partir dos 60 anos, nosso organismo muda. Os reflexos, por exemplo, ficam mais lentos, o que pode afetar o equilíbrio.

As quedas, por sua vez, são muito perigosas para idosos. Além de serem mais propensos a faturas, a cura é mais lenta, o que os deixa de cama por mais tempo. Este período de imobilização abre as portas para vários problemas de saúde, como o tromboembolismo, a incontinência urinária e o trauma psicológico.

Desta maneira, a chave para que seu sobrado seja mais seguro é prevenir as quedas. Caso você opte por procurar sobrados novos à venda em Curitiba, algumas adaptações simples são suficientes para reduzir drasticamente os riscos de acidentes com idosos.

Pesquisas e profissionais apontam que os cômodos onde há mais quedas são banheiro e cozinha, especialmente quando o piso está molhado. Piso e tapete antiderrapantes, tal qual barras de apoio nas paredes, diminuem o perigo.

Nos demais cômodos, certifique-se de que não há fios soltos ou objetos espalhados pelo chão. Assim, há menos chances de que o idoso tropece.

As escadas também merecem atenção redobrada. As fitas antiderrapantes e os corrimãos são simples, porém eficazes, para o aumento da segurança.

O que observar ao visitar sobrados novos à venda em Curitiba?

sobrados novos a venda em curitiba

Se você tem idosos em casa, é importante que o imóvel seja bem iluminado e arejado.

O ideal é que o imóvel aproveite a luz natural, ou seja, tenha janelas grandes e bem posicionadas. É essencial que o idoso consiga ver por onde anda: uma excelente iluminação é imprescindível.

Manter o imóvel arejado também é importante, pois evita uma das maiores causas de acidentes: as quedas de pressão. O espaço suficiente para instalar as barras de apoio é fundamental: no caso de um mal estar súbito, o idoso terá onde se segurar.