O conforto térmico é essencial em sobrados e casas em condomínio fechado em Curitiba, especialmente durante o inverno, quando o espaço interno dos imóveis se torna ainda mais frio.

 

A boa notícia é que é possível garantir um ambiente mais quente de diferentes maneiras, sem ter de investir em um sistema de aquecimento elétrico. Há desde soluções mais caras até mais baratas e acessíveis. Conheça, a seguir, quais são elas e como melhorar o conforto térmico em sobrados!

 

Aposte em telhas de cerâmica

 

Utilizar telhas de cerâmica no telhado é uma ótima solução, pois elas têm maior capacidade de isolamento térmico. Durante o inverno, esse tipo de telha impede que o calor interno se dissipe e no verão o ambiente fica mais fresco.

Esse é um detalhe pode ser decidido ainda na fase construtiva do sobrado. Se comprar o imóvel pronto e ele não tiver telhado de cerâmica, vale a pena considerar trocá-lo, caso tenha verba disponível.

 

telhas-de-ceramica
Telhas de cerâmica ajudam no conforto interno da casa

Confira portas e janelas

 

Muitas vezes, a vedação de portas e janelas não está em dia e isso pode tornar o ambiente interno de sobrados compactos e modernos mais frio. Se necessário, troque esquadrias, optando por aquelas que são confeccionadas em PVC ou madeira, que têm melhor desempenho térmico e vedação, barrando o frio de modo eficaz.

 

sobrado-decoração-de-casas-e-sobrado
Portas como decorarão de sobrados e casas

Invista em acessórios decorativos

 

Alterar a decoração de sobrados também ajuda a ter mais conforto térmico durante o inverno. O segredo está em investir em acessórios que são mais encorpados, que trazem sensação de aconchego, conforto e calor para o ambiente.

Ótimos exemplos são as cortinas feitas com tecidos mais grossos e pesados, pois elas cortam correntes de vento e barram a friagem. Outra boa pedida é espalhar almofadas e mantas, especialmente em salas e quartos.

Dê preferência para versões feitas com tecidos como o veludo, suede e camurça, que passam a impressão de aquecimento e melhoram a sensação térmica no interior do imóvel.

Um truque infalível é também apostar em tapetes, porém os com pelo maior e fofo. A peça pode ser inserida em salas, quartos e corredores, contribuindo positivamente com a decoração e também com o conforto térmico em diferentes ambientes

 

cortinas-decorativas-para-sobrados
Cortina decorada é essencial para um ambiente aconchegante