Organizar a mudança pode ser um fator estressante, principalmente devido à ansiedade de ir para uma casa nova. Mas muitas dicas valiosas podem ser utilizadas para evitar maiores transtornos!
A sensação de uma rotina e experiências diferentes faz com que haja preocupação pelo processo de empacotamento e, depois, na organização do novo lar.

Métodos para organizar a mudança

O planejamento antecipado (quando possível) é fundamental para a melhor organização. Existem casos, é claro, que situações podem ocorrer, causando alterações imprevistas.
Mas, aquelas mudanças que possuem datas definidas podem ser muito bem organizadas, até meses antes que as antecedem.

Por exemplo, alguns meses antes, já é indicado:

  • Procurar orçamentos com transportadoras ou caminhão de mudanças.

Verificar se o transporte escolhido possui depósito no local de destino (se houver necessidade) é outra dica importante. Além disso, o seguro estipulado através da transportadora é essencial, pois acidentes são imprevisíveis.

  • Faça listas sobre todas as coisas que precisarão ser feitas, não importando a ordem nesse momento, por exemplo: mudar endereço em bancos e demais serviços(telefone, TV por Assinatura, etc); comprar caixas para a mudança, entre outros.

Com a lista pronta, agora é a hora de colocar cada item por ordem de importância e estipular prazos razoáveis para a realização de cada um deles.

Selecionando itens na mudança

Organizar uma mudança é uma etapa de renovação, e muitas vezes, livrar-se de objetos desnecessários é uma das atividades.É importante, então, pensar nas coisas que serão empacotadas e as outras que podem ser doadas ou vendidas:

  • Roupas e calçados, por exemplo, podem ser doados. Os itens que estiverem em ótimo estado podem até ser vendidos.
  • Pessoas carentes poderão usufruir de móveis e eletrodomésticos que não são mais úteis na vida pós-mudança.
  • Livros, brinquedos e outros objetos pessoais que não possuem mais serventia também podem ser doados ou vendidos.

Separando itens por grau de importância

Começar a empacotar um ambiente traz dúvidas quanto ao que deve ser separado (ou seja, itens que serão usados imediatamente na nova casa) e a questão de destacar aqueles que são frágeis e necessitam de maiores cuidados.

Alguns itens serão adquiridos para iniciar essa etapa, como, por exemplo:

  • Caixas,
  • Plástico bolha,
  • Fita adesiva,
  • Canetas (estilo pincel)
  • E etiquetas.

Além de ser essencial começar o processo de empacotamento com antecedência (de modo a não atrapalhar outras atividades) é separar os itens por ordem de importância.

Uma dica interessante é separar os objetos e outros itens importantes através da marcação de letras ou números (geralmente a letra A ou o número 1) para apontar que caixas devem ser abertas primeiro no novo lar.

Outra dica relacionada é separar uma mala ou mochila com os itens necessários (mudas de roupas, toalhas de banho, jogo de cama entre outros) para que assim, conforme a organização na nova casa seja feita, as dores de cabeça pós-mudança sejam evitadas.