Contratar uma linha de financiamento para compra de terreno e construção é uma excelente alternativa para realizar o sonho da casa própria, deixando-a exatamente como sempre imaginou.

como funciona financiamento para construção

Quem decide investir nessa ideia se vê diante de uma dúvida comum: afinal, como funciona a linha de financiamento para aquisição e construção? A seguir, esclarecemos essa dúvida. Acompanhe e boa leitura!

 

Financiamento de compra de terrenos

O financiamento de aquisição de terreno é feito junto a um banco. O mais tradicional do segmento é a Caixa Econômica Federal, que normalmente oferece condições diferenciadas de pagamento aos contratantes, com possibilidade de uso do saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

No caso específico da linha de financiamento para terrenos, a Caixa trabalha com o SFH (Sistema Financeiro de Habitação), cuja garantia é a alienação fiduciária. Além disso, esse sistema tem taxa de juros anual a partir de 5% e o valor da prestação é de até 30% da renda familiar bruta do contratante.

 

Como contratar o financiamento de aquisição de terrenos

A contratação é realizada junto ao banco e envolve uma série de etapas que devem ser cumpridas pelos envolvidos, tais como:

 

Definição do valor do financiamento

Etapa que tem como foco definir possíveis valores que poderão ser liberados no financiamento pela Caixa, o que é feito por meio de uma simulação. Para efetuá-la, o interessado preenche um questionário e os dados são analisados.

O resultado dessa simulação mostra informações como quantia financiada, o valor da prestação, prazo de pagamento, entre outras condições para contratação do serviço financeiro.

 

>> Clique aqui e confira aqui nosso guia sobre financiamento, seja para construção ou compra de imóveis prontos!

 

Análise de crédito

Trata-se da etapa em que o contratante apresenta a documentação exigida para análise e liberação do crédito mais indicado para seu perfil. Também é nessa fase que o banco identifica a possibilidade de uso do FGTS para pagamento da dívida.

 

Busca pelo terreno

De posse do valor do financiamento e com o crédito liberado, inicia-se a busca pelo terreno, que deve cumprir limite de valor, localidade, entre outros critérios estabelecidos pelo banco.

 

Assinatura do contrato

Encontrou o terreno perfeito para seu projeto? Então, o processo de compra é iniciado junto ao banco, finalizando com a assinatura do contrato de financiamento do terreno.

 

Financiamento para construções

A linha de financiamento para construções também é feita junto ao banco, como a própria Caixa Econômica Federal, com possibilidade do uso do saldo do FGTS para pagamento.

Curiosamente, o processo de contratação é semelhante ao da linha de financiamento de terrenos. Faz-se a simulação para definição do valor financiado, a análise de crédito e então a elaboração de documentações como projeto arquitetônico, cronograma físico e financeiro e memorial descritivo de obra.

Após a avaliação dessa documentação, o banco autoriza o financiamento, há a assinatura do contrato e as obras podem ser iniciadas. Um detalhe importante: a Caixa adota o sistema de reembolso em etapas.

Logo, o contratante deve iniciar as obras com recursos próprios. Depois de concluir a fase inicial, o banco libera uma parcela do valor do financiamento para ressarcimento e assim consecutivamente, até que a obra esteja concluída.