A princípio, o jardim de inverno é um espaço usado para criar um ponto de iluminação em casas e sobrados. Principalmente em construções que são coladas no muro. Mas, esse local permite criar um ambiente agradável e útil, além de ser ótimo para a decoração do seu lar.

É perfeito para quem mora em cidade grande e deseja um cantinho com bastante verde dentro de casa. São várias possibilidades, como criar um local para relaxar, tomar um café ou fazer uma boa leitura de um livro. Ou ainda, apenas um canto para deixar a casa mais bonita. Veja aqui algumas dicas e truques para decorar jardim de inverno:

como decorar jardim de inverno

Decoração para jardim de inverno pequeno

Quando se tem um pequeno espaço para jardim de inverno, é possível utilizá-lo como um ponto de luz natural e também para adicionar um verde na decoração. Nas paredes podem ser colocadas jardins verticais, vasos com flores ou até mesmo de temperos e algumas hortaliças.

Outra solução é fazer um local com pergolado para colocar uma parreira ou outro tipo de folhagem. Dependendo do espaço, ainda há possibilidade de colocar uma rede, uma pequena mesa ou até mesmo banquetas ou cadeiras para tomar um café.

O jardim de inverno também fica muito bonito quando há uma fonte dentro dele. Seja ela pequena, média ou grande.

 

Jardim de inverno grande

Se o espaço para o seu jardim de inverno é grande, você pode usar e abusar da criatividade! É possível criar um local aconchegante que transmita paz e seja usado para relaxar.

Além das plantas, flores e de todo o verde, capriche em um banco confortável. Pode ser um no estilo banco de praça, de madeira ou de metal. Outra dica interessante é colocar uma mesa de centro para ser utilizada de apoio. Em um jardim de inverno grande permite colocar até mesmo um sofá, criando uma sala de estar.

Há um modelo de mesa que se encaixa perfeitamente nesse tipo de ambiente! É a mesa de piquenique. Contudo, para esse modelo, é preciso analisar o espaço de circulação que ficará disponível. Existe algumas que são dobráveis, que podem, inclusive, ser levadas para outros lugares.

 

Cores para o jardim de inverno

O mais comum é que o jardim de inverno tenha muito verde, marrom e outros tons terrosos. Mas, isso não é regra. Você pode optar por fazer um local com as cores mais tradicionais, mas também pode optar por cores chamativas.

As cores para o jardim de inverno dependem do que você quer transmitir: alegria, paz,  tranquilidade ou outro sentimento. É possível criar um espaço colorido e alegre, como também um lugar de relaxamento e de luz.

Acessórios coloridos combinam muito bem com esse ambiente. Como almofadas para as poltronas, vasos coloridos, mesas, cadeiras e outros objetos decorativos. Agora, a cor escolhida pode ser qualquer uma! Como o amarelo, azul ou vermelho.

 

Jardim de inverno com cobertura ou sem?

Existe uma questão que influenciará (e muito) na decoração do seu jardim de inverno. Ele será coberto ou não?

O jardim de inverno é construído para que possa servir como ponto de iluminação para a casa. Portanto, a cobertura usada é, geralmente, de vidro ou policarbonato. Esses materiais são transparente, protegendo contra a chuva, mas permitindo que a luz do sol entre. Alguns costumam deixar uma passagem na lateral, como se fosse um beiral, para entrar ar.

A vantagem do jardim de inverno sem cobertura, é que você terá um espaço aberto dentro de casa, com portas e paredes de vidro (ou não). Nesse caso, é preciso planejar muito bem a saída de água para evitar problemas como infiltrações.

A decoração para ambientes abertos também é repensada, já que existem móveis que não podem molhar e flores que não gostam de tanta chuva.

Agora, o jardim de inverno coberto proporciona um ambiente incrível. É possível criar uma extensão da sua sala de estar ou de jantar. Criando um local bastante agradável, com luz natural e até mesmo ventilação natural.

Se tem dúvidas sobre se irá cobrir ou não, uma solução é a cobertura móvel de porcelanato. Dessa forma, você poderá aproveitar o seu jardim de inverno das duas maneiras.