Algumas dicas são importantes ao proceder na aquisição de animais em condomínios de sobrados, principalmente para evitar discórdias com síndico e vizinhos.

Uma explicação necessária em relação a condomínios de sobrados e outras moradias é a seguinte:

  • Nenhum síndico, em qualquer condomínio de sobrados, pode proibir a posse de um animal de estimação. Isso é chamado de direito de propriedade.

O que é fundamental entender é que poderão existir regras de convivência do animal de estimação com áreas comuns do condomínio de sobrados, ou seja, locais de encontros comuns, tais como o pátio.

Melhores opções de animais de estimação para condomínios de sobrados

Hoje em dia, é muito comum o pensamento que o tamanho do animal importa ao morar em um condomínio de sobrados. É claro que, em casos de gatos e cachorros (opções de animais de estimação mais comuns), o espaço realmente deveria ser maior, já que eles gostam de gastar energia. Porém, não há impedimento algum de ter um animal de grande porte dentro de casa – isso é uma opção particular de cada um e que deve ser respeitada (é claro que se espera o bom senso para que a saúde do animal não seja influenciada pelo pouco espaço).

Porém, outros animais de estimação podem ser preferências interessantes, principalmente para quem procura um novo amigo que não atrapalhe muito a rotina e que não proporcione eventuais problemas com vizinhos.

Por isso, alguns animais parecem ser mais apropriados para condomínios de sobrados, tais como:

Chinchila: espécie de roedor, que embora necessite de uma gaiola, a indicação é mantê-lo solto dentro do lar. O animal é pequeno, chegando a no máximo 35 centímetros de comprimento e apenas 20 centímetros de altura.

O animal ainda é considerado introvertido, preferindo ambientes calmos e sensíveis ao calor.

Porquinho-da-índia: outro roedor muito querido para condomínios de sobrados, pois é um animal dócil e convive facilmente com crianças. Além disso, é muito simples em cuidar e alimentá-lo.

Coelho: é um animal silencioso e sociável, necessitando de cuidados e companhia constantes. Adoram crianças e são bastante ativos.
Tartarugas e peixes (animais tranquilos mas menos interativos) são outras alternativas muito recomendadas. Para escolher o animal correto, uma pesquisa deve ser realizada, especialmente quanto às necessidades do animal.

Evitando problemas com os vizinhos

Cada condomínio de sobrados pode estipular normas para uma melhor e adequada convivência do animal de estimação com os demais vizinhos, nesse caso, pode-se aplicar regrais, tais como:

  • Exigência de atestados de saúde.
  • Como se dará o transporte do animal (guia, coleira, gaiola, colo, entre outros).
  • Se podem ou não circular em áreas comuns.
  • Uso de acessórios de segurança.
  • Cuidados com a higiene.
  • De fato, essas regras possuem o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar entre os vizinhos. A responsabilidade direta de qualquer dano físico ou material é exclusiva do dono do animal de estimação, assim como o condomínio de sobrados é responsável de descumprimento das normas internas.