Sobre qualidade e alto padrão, quem entende de sobrados e casas sabe: ora está nos detalhes, ora está bem evidente. Muitas vezes, não é necessário nem entrar na construção para saber que se está diante de um projeto de grande excelência. É o caso de construções que optam por valorizar o pé direito da casa. Essa é uma escolha que revela muito sobre as pretensões de engenheiros, arquitetos envolvidos no projeto e dos proprietários: conseguir uma construção imponente por fora, elegante por dentro e bonita em todos os sentidos. Para fazer a planta ganhar vida com muito impacto ou melhorar ainda mais o seu espaço, nós separamos para você 4 dicas de como aproveitar melhor o pé direito da sua casa!

pe-direito-da-casa

Mas por que estamos trazendo dicas de como aproveitar melhor o pé direito da sua casa? Porque, na verdade, muitas pessoas não utilizam bem esse espaço tão valioso que é o pé direito da casa. Quando pensamos no ambiente que temos à disposição, nós descobrimos que tudo depende da forma como aproveitamos ele, isto é, o jeito que distribuímos objetos de decoração, exploramos as paredes e posicionamos os móveis.

Mas, independentemente se o sobrado ou a casa ainda está sendo construído (a), ou se você e sua família já estão morando, é sempre tempo de lançar um novo olhar para o seu lar. E nós, da Endepro, podemos dar uma ajudinha nesse “repensar”. Confira, agora, as nossas 4 dicas de como aproveitar melhor o pé direito da sua casa!

 

Conheça nossas 4 dicas de como aproveitar melhor o pé direito da sua casa!

 

O que é pé direito da casa?

Antes das dicas de como aproveitar melhor o pé direito da sua casa, vamos recapitular o que é, afinal, esse conceito. Com a experiência que temos, sabemos que esse é um tema que sempre gera dúvidas. Pé direito da casa é a altura entre o piso e o teto do imóvel. Não apenas a forma como utilizamos esse espaço, mas também essa distância estabelecida pela altura pode mudar completamente a ideia transmitida pela construção.

O padrão para imóveis residenciais é um pé direito entre 2,30 e 2,70 metros. Então, essa é a variação média que você vai encontrar em projetos aplicados por construtoras de sobrados em Curitiba e outros lugares. Quando o pé direito da casa é maior que 2,70, normalmente é considerado um pé direito alto. Já casas com pé direito duplo, são as que têm duas vezes a altura padrão, ou seja, algo em torno de 5 a 6 metros.

Sobrado com pé direito alto e casas com pé direito duplo são mais valorizadas que as construções que seguem a altura padrão. Não é por acaso: a estética de todo o ambiente é diferente. Sofisticação e luxo estão muito mais presentes em casas com pé direito alto e pé direito duplo. Além disso, com um espaço mais alto, as possibilidades de personalizá-lo também aumentam. Em resumo, são muitas vantagens. Não à toa, muitas pessoas sonham em ter uma casa com pé direito alto ou pé direito duplo.

banner guia planejamentno

Ideias para usar o pé direito da casa

Vamos, enfim, à nossa lista! É importante ressaltar que, acima das nossas dicas de decoração, estão a sua criatividade e o seu gosto pessoal. Por isso, anote aquilo que mais gostar e aproveite do jeito que preferir, junto à construtora de sobrados de Curitiba que estiver ao seu lado. É o seu lar, é a sua família! 

 

Instale um mezanino

Uma tendência cada dia mais consolidada na engenharia e na arquitetura são os mezaninos. Basicamente, é um nível particular que fica entre o piso e o teto, ou entre o piso térreo e o primeiro andar. Por isso, ele geralmente não entra na soma dos pisos. Além de trazer um aspecto belíssimo a todo o ambiente, também pode ser muito útil com espaços de trabalho – inclusive home office -, sala de estar, área de leitura e até mesmo mais um quarto.

No entanto, só é possível instalar um mezanino para casa quando há uma ótima altura entre o piso e o teto, ou seja, quando há um pé direito alto ou pé direito duplo. Esse é um ótimo jeito de usar sua criatividade e ainda aproveitar bem o espaço. Com um pé direito para alto para casa já é possível conversar com o arquiteto para planejar um belo mezanino.

 

Utilize objetos decorativos

Decoração é sempre uma ótima forma de valorizar cada metro quadrado da sua casa. De pequenos a grandes ambientes, dar atenção à decoração vai mudar completamente – para melhor – a “cara” do seu lar. Sempre considere utilizar nas paredes objetos decorativos, como obras de arte ou painéis. Não se esqueça de vasos, estátuas e outros itens que podem preencher mesas e estantes, por exemplo. É importante que haja uma relação entre tudo o que compõe a decoração para que o lugar permaneça harmonioso.

Como dissemos anteriormente, com o pé direito da casa acima do padrão das construções, aumentam as possibilidades de composição com os objetos decorativos. Os quadros de parede podem ser maiores e em maior quantidade. Junte toda a família e planejem uma estética que agrade a todos. Assim, a decoração vai contribuir com o ambiente ideal!

 

– Leia também:
>>> DECORAÇÃO: ESTILO RÚSTICO COMBINA COM SOBRADO

 

Monte uma biblioteca

Quem gosta de ler, em geral, adora fazer dos livros parte da decoração da casa. Seja em estantes, prateleiras ou outros cômodos, uma coleção de livros é sempre uma ótima opção para personalizar o espaço. Além de ser um ótimo hobby, um jeito incrível de conhecer o mundo e mil outras coisas, a leitura também ajuda a compor muito bem o seu ambiente.

Agora, pense em como seria incrível usar o pé direito da casa para montar não apenas uma coleção, mas uma biblioteca inteira? A altura do pé direito pode ser o meio ideal para dispor prateleiras ou grandes estantes. O número de livros poderá crescer muito e todo o espaço vai ficar ainda mais refinado. Traga para o pé direito da sua casa o leitor e o decorador que existe dentro de você!

 

Faça um jardim vertical

Imagem jardim vertical

A falta de contato com espaços verdes tem crescido há alguns anos. A solução encontrada é garantir que eles estejam presentes em nossa casa. Pequenos e grandes jardins, dos mais variados tipos, nunca deixam de ser uma opção para quem deseja ter em casa um cantinho de “respiro”. Dentre os muitos benefícios, os jardins também colaboram na decoração com um toque de cor.

Nossa dica é aproveitar o pé direito da sua casa para montar um jardim vertical! Áreas com plantas são uma tendência, muita aplicada em decorações. O jardim vertical é uma forma bastante original de pensar as paredes da casa, fugindo do óbvio.

 

– Leia também:
>>> COMO MUDAR A DECORAÇÃO DE AMBIENTES APENAS COM A ILUMINAÇÃO

>>> AS MELHORES CORES PARA PINTURA INTERNA DO SOBRADO