Ao comprar sobrados modernos e concretizar o sonho do imóvel próprio é comum se deixar levar pela empolgação e se esquecer de um detalhe importante: a inspeção.

O procedimento de inspecionar ajuda a identificar erros em projetos de sobrados, podendo solicitar o devido conserto antes de fechar o contrato ou então negociar um valor que seja menor.

A melhor maneira de realizar esse check-up é contratando um bom pedreiro ou outro profissional especializado, mas isso demanda um gasto a mais que pode ser evitado se os futuros proprietários fizerem essa inspeção.

 

Afinal, como fazer a vistoria do imóvel?

Há dicas especiais que podem ser colocadas em prática no momento da visita ao sobrado, para identificar se o imóvel tem problemas estruturais e evitar ter de contratar profissionais ou saber como calcular mão de obra para consertos:

 

Elétrica

Verifique se toda a estrutura, como interruptores e tomadas, está instalada, sem fios fora do lugar e com tudo em perfeito funcionamento. Leve consigo um soquete e uma lâmpada 220v, para testar as tomadas.

 

Hidráulica

Localize os registros de água e verifique se abrem e fecham perfeitamente. Também abra torneiras, veja se a água escoa facilmente e no volume adequado. Depois, analise a tubulação da pia, para identificar possíveis vazamentos.

Também dê descarga, para verificar a pressão da água. Se estiver irregular, considere isso como um problema a ser resolvido para não ter dor de cabeça no futuro.

Em áreas com ralo, utilize uma bola de gude no piso para verificar se a água escoa corretamente. Se a inclinação for adequada, a bolinha deslizará com facilidade. Em caso negativo, há um problema estrutural a ser consertado.

Sobrado em curitiba
Evite rachaduras e demais problemas: calcule!

Pisos e revestimentos do sobrado

 

Verifique se pisos e revestimentos estão em bom estado, sem quebras. O piso precisa estar nivelado e a bola de gude também ajuda a identificar se há problemas: basta posicioná-la sobre o piso. Se correr, há desnivelamento.

Bata, com suavidade, um cabo de vassoura sobre o piso ou revestimento. Se o barulho que fizer for oco, é provável que o material utilizado se solte facilmente com o tempo. Neste caso, será preciso contratar um pedreiro de acabamento para solucionar a questão.