Profissionais de decoração e amigos podem fornecer diversas dicas de cor para os quartos. Porém, como escolher a cor correta?

Muitos fatores envolvem a decisão de cores para os quartos, principalmente pelo motivo óbvio: o tempo desprendido no ambiente. A cor nos quartos é um elemento importante ao morar em um novo sobrado.

A primeira etapa para a escolha da cor dos quartos é qual morador que nele vive. Por exemplo, as opções de cores para um quarto de bebê e as cores para um quarto de casal são diferentes, pois cada uma produz uma sensação e valorizam o ambiente de forma individualizada.

Combinando com a personalidade

Escolher a cor para os quartos deve combinar com o estilo e a personalidade do morador. Tanto quando nos mudamos para um novo sobrado como estamos reformando-o, há a busca pela tranquilidade e beleza dos ambientes, e claramente, as cores dos quartos modificam as vibrações dos moradores.
As cores nos quartos produzem sensações, assim como nas roupas usadas diariamente:

  • Amarelo: em quartos, a cor amarela traz alegria e otimismo. Tons claros são mais indicados.
  • Azul: traz a sensação de tranquilidade, sendo que o tom mais claro passa a sensação de calmaria enquanto que o azul escuro traz um ar de seriedade, confiança e pureza.
  • Branco: simboliza a tranquilidade, porém, se em excesso traz desconforto aos moradores. O branco ainda é uma das cores mais usadas em quartos e outros ambientes por ser uma cor neutra.
  • Vermelho: em quartos, a cor vermelha é usada para transmitir intensas sensações para quartos de casal, por exemplo. Porém pode trazer outros malefícios, tais como agressividade, irritação e aumento da frequência cardíaca.
  • Roxo: passam a sensação de elegância e é uma das cores favoritas para quartos e lugares de descanso e leitura. Em excesso, contudo, a cor pode remeter a sentimentos como melancolia e saudade.
  • Verde: dá a sensação de paz, esperança e relaxamento. Cores muito escuras podem transmitir cansaço. Tons mais brandos são os mais indicados.

É claro que a cor para os quartos escolhida deve manter como meta o conforto em primeiro lugar, sendo que a beleza também não deve ser dispensada.

Valorizando um espaço

Como o quarto é um cômodo de descanso, resumidamente, pode-se apontar que as cores mais recomendadas são as frias, ou seja, tons de violeta, azul e verde – pois trazem bem-estar e relaxamento. Nada impede que as cores quentes, tais como o vermelho e o amarelo, sejam usadas, porém são mais indicadas para outros ambientes no sobrado.

Para valorizar os quartos, tons de rosa, nude, salmão e palha também são altamente recomendados. O branco, por exemplo, é uma das cores que mais valorizam o espaço, sendo que um toque colorido pode ser feito através de objetos, como, por exemplo, as almofadas e colchas.

Há muitas apostas em pintar uma parede com a cor mais desejada, enquanto que as outras paredes podem usar um tom diferente, o que exclui a maneira comum de pintura.