A ventilação natural é um detalhe importante na construção de casas. Graças a ela, é possível manter ambientes internos frescos e com maior sensação de conforto térmico.

Justamente por isso, a ventilação natural elimina ou reduz consideravelmente o uso da artificial, fazendo com que os moradores da casa consigam diminuir gastos com energia elétrica.

Além disso, a melhor circulação do ar natural no imóvel ajuda a eliminar gases tóxicos no ambiente, de maneira a diminuir riscos de problemas respiratórios e alergias, garantindo melhor qualidade de vida para os moradores.

Deseja investir na ventilação natural e contar com todos esses benefícios? Isso é mais simples do que parece. Veja aqui dicas para aproveitá-la no seu imóvel e conquistar um excelente resultado!

Identifique a direção da corrente do ar

Acredite, esse é um detalhe que faz toda a diferença! Ao identificar a direção da corrente do ar, será possível construir o imóvel com aberturas nesses pontos específicos, podendo aproveitar melhor a ventilação.

open-window-blowing-curtains1

Essa é uma tarefa difícil para muitos, afinal, o ar nunca circula somente em uma direção, mas sempre há um caminho predominante do vento, que é fácil de ser identificado, podendo utilizar essa informação no projeto do imóvel.

Instale janelas e portas em locais corretos

Identificou a direção predominante da corrente de ar? Então, instale as janelas e portas nessa direção. Isso permitirá uma melhor ventilação no imóvel, com maior circulação de ar e eficiência térmica.

Uma dica importante: quanto mais ampla for a janela ou porta, mais fácil será a circulação do ar pelo ambiente. Portanto, se possível, instale em janelas e portas maiores.

Aposte em aberturas em locais estratégicos

Essa é uma dica interessante principalmente para quem não pode instalar janelas e portas na direção predominante da corrente de ar! Nesse caso, uma alternativa é utilizar aberturas em locais estratégicos do imóvel, como teto ou parte superior de paredes.

Assim, o ar quente, que é mais leve e possui toxinas, sobe e é expulso rapidamente do ambiente, dando lugar ao ar frio, que é limpo e faz bem para a saúde. Dessa forma, a sensação térmica na área será melhor.