O que você vai encontrar neste artigo:

  • Faça um projeto antes
  • Contrate mão de obra especializada
  • Busque por referências de pedreiros
  • Invista em materiais de qualidade
  • Faça uma reserva financeira para gastos extras
  • O que mais você precisa saber sobre construir ou reformar um sobrado?

    Construir ou reformar um sobrado é sinônimo de dor de cabeça para muitos. Mas, quando se toma alguns cuidados é possível passar por esses processos sem ter problemas. 

    Quer saber quais são esses cuidados para se livrar de complicações durante a construção ou reforma do seu sobrado? Então, veja uma lista com os cinco principais e não se esqueça de segui-los para realizar todo o processo sem estresse!Imagem mulher construindo muro de tijolos

    Faça um projeto antes

    O projeto é o primeiro passo a ser dado! Ele é imprescindível, porque vai orientar toda a obra, servindo como um guia no qual é possível visualizar, com clareza, o que precisa ser feito.

    Vale lembrar que o projeto auxilia na construção ou reforma de sobrados e casas, mas não é algo definitivo. Dá para adaptá-lo conforme o projeto tiver andamento e houver necessidade.

    No entanto, tenha em mente que essas adaptações podem provocar um aumento no prazo de finalização do trabalho ou um gasto maior. Portanto, só se recomenda fazê-las se houver necessidade.

    O projeto deve ser feito junto a um profissional, que colocará no papel suas ideias para o imóvel e ajudará a tornar realidade cada detalhe. Sem um projeto é impossível garantir um trabalho de qualidade e fiel aos seus desejos. Portanto, não deixe de realizá-lo!

    Contrate mão de obra especializada

    O resultado da construção de sobrado ou reforma pode ser desastroso se o trabalho não for realizado por especialistas. É possível receber um imóvel cheio de problemas construtivos e estruturais, demandando ainda mais gastos para consertos.

    Por isso, sempre conte com o auxílio de um arquiteto ou engenheiro para ter um projeto confiável e de qualidade. Esse profissional indicará outros igualmente capacitados para executar o projeto, garantindo um trabalho de qualidade, com menor chance de erros e retrabalhos.

    Outra sugestão é contratar uma construtora de sobrados em Curitiba, que dará suporte na realização do trabalho. Um dos diferenciais é que a construtora já possui experiência no segmento, por isso o risco de receber um imóvel com problemas é muito menor.

    Busque por referências de pedreiros

    A mão de obra de pedreiro é responsável por dar vida para o projeto de construção ou reforma do sobrado. Por isso, é fundamental contratar somente os que trabalham com qualidade e cumprem prazos.

    Ao seguir essa dica, é possível ter um imóvel de excelência, robusto, seguro e com ótimo acabamento. Além disso, reduz-se o risco de a obra se estender mais do que o programado ou de desperdício de materiais de construção. Com isso, é possível economizar.

    O melhor modo de encontrar esses pedreiros é sempre buscar por referências antes de fechar negócio. Pergunte a amigos, vizinhos e familiares se podem indicar algum profissional ou conferir trabalhos já realizados pelo pedreiro. Dessa forma, aumenta-se a chance de ter um resultado de alta qualidade.

    Leia também:
    >>>Como avaliar um pedreiro antes de contratá-lo?

    Invista em materiais de qualidade

    Na hora de construir ou reformar um sobrado, é comum buscar diferentes formas de economizar. Uma das medidas mais frequentes é recorrer a materiais mais baratos.

    No entanto, é justamente aí que está o problema. Nem sempre o material mais barato é o melhor. Se utilizar produtos de qualidade inferior, a construção pode ser frágil e o acabamento pode ficar comprometido.

    Como resultado, terá de gastar antes do esperado para realizar novos consertos. Portanto, comprar o material mais barato pode sair muito caro em curto e médio prazos. O ideal é investir em materiais de qualidade, que apresentam o melhor custo-benefício.

    Os materiais de qualidade são mais resistentes e têm vida útil maior, ou seja, não geram gastos extras com manutenções ou consertos tão cedo, sendo ótimos investimentos em longo prazo.

    Uma boa dica para comprá-los e ainda economizar é pesquisar e pechinchar na loja. Sempre há chance de conseguir um desconto especial que ajudará a aliviar o orçamento da obra.

    Além disso, peça ao responsável pelo projeto uma indicação de marcas boas de materiais de construção. Com essas marcas em mãos, inicie a busca em lojas. Peça, no mínimo, três orçamentos.

    Essa quantidade mínima é importante, porque ajuda a saber qual é o preço médio dos materiais de construção que precisa comprar, podendo escolher um produto de qualidade pelo melhor custo-benefício.

    Faça uma reserva financeira para gastos extras

    Não adianta fugir: toda obra gera um gasto a mais, principalmente quando se faz alguma mudança no projeto. Por isso, evite passar apertos e faça uma reserva financeira para despesas extras que surgirem durante a obra. Assim, elimina-se a chance de fazer dívidas para cobrir gastos inesperados.

    O segredo para ter essa reserva financeira é estipular entre 20 e 30% do valor do orçamento original. Dessa forma, conseguirá se precaver e ter uma grana extra para cobrir eventuais mudanças no projeto ou necessidade de material.

    O que mais você precisa saber sobre construir ou reformar um sobrado?

    As cinco dicas principais sobre como construir um sobrado ou reformá-lo você já viu aqui. No entanto, existem outros pontos principais sobre essas atividades que devem ser considerados. Veja, a seguir, quais são eles:

    Planejamento financeiro

    Não se inicia uma obra ou uma reforma sem um planejamento financeiro. É importante que coloque seus sonhos no papel e faça uma pesquisa básica de serviços e materiais para saber quanto eles vão lhe custar.

    Dessa forma, você consegue ter uma ideia de quanto terá de gastar para executar esse projeto e se possui dinheiro suficiente para realizá-lo sem se endividar. Assim, evita-se o risco de ficar com uma parede inacabada ou um piso sem revestimento.

    Para conseguir o dinheiro que precisa, é interessante poupar mensalmente. Durante o período que junta o valor, dá para manter o total em investimentos de renda fixa, que apresentam o menor risco do mercado. Desse modo, conseguirá poupar e ainda fazer seu dinheiro crescer.

    Dê preferência para rendimentos de liquidez diária, o que significa que conseguirá acessar o valor quando quiser, sem ter de esperar um prazo específico para saque.

    Abertura a mudanças no projeto

    Nem sempre o orçamento destinado ao projeto é suficiente para bancar algum detalhe construtivo ou acabamento especial. Se isso acontecer, é muito importante estar aberto a mudanças e buscar alternativas que tenham um preço mais acessível.

    Em muitos casos dá para substituir um determinado revestimento por outro parecido e com preço mais amigável. Também dá para usar um acabamento diferente do planejado, mas que dá um efeito bonito para a construção e valoriza o imóvel, tudo isso gastando menos.

    O ideal é que converse com os responsáveis pelo projeto para saber quais adaptações realizar, considerando o orçamento de obra que tem disponível. Faça essas modificações antes do início da obra, para evitar desperdício de dinheiro.

    Autorizações legais para a obra

    Antes de iniciar a reforma ou construção do sobrado, é muito importante verificar quais autorizações legais você precisa ter para realizar esse trabalho. Para isso, consulte a prefeitura de seu município.

    De maneira geral, o responsável pelo projeto também pode lhe indicar quais documentos e autorizações são necessárias para executar a obra. Se preferir, consulte o profissional e simplifique esse processo.

    Móveis, eletrônicos e utensílios domésticos

    Resolveu reformar seu sobrado? Então, é muito importante tirar do espaço itens como móveis, eletrônicos, eletrodomésticos e utensílios domésticos. O motivo disso é simples: se os mantiver no local, eles ficarão mais suscetíveis a danos. Caso ocorram, terá prejuízo com consertos ou necessidade de troca.

    O ideal é que mantenha todos os seus itens em um local seguro, distante da reforma ou da possibilidade de contato com materiais de construção. Se não houver espaço em seu sobrado, uma solução é contratar serviços de armazenamento, como o self storage, para lhe auxiliar.

    Alterações estruturais

    Na construção de sobrados ou em reformas, não faça mudanças estruturais sem orientação de um profissional. Este cuidado é muito importante, porque há o risco de comprometer toda a edificação, tendo um gasto muito maior para conserto.

    Além disso, também existe a possibilidade de colocar em risco sua segurança e a de sua família. Para evitar acidentes, sempre consulte um profissional, como um arquiteto ou engenheiro, antes de realizar alterações na estrutura.

    Se quiser facilitar todo esse trabalho, contrate uma construtora de sobrados em Curitiba e garanta um imóvel de qualidade, seguro e do jeito como sempre sonhou!

    Imagem banner Os melhores sobrados em Curitiba, a melhor construtora

    Leia também:

    >>>Primeiros passos para construir um sobrado em Curitiba: o que você precisa saber?

    >>>Quais as documentações necessárias para construir ou reformar a casa