Fazer reforma em casa é um verdadeiro pesadelo para algumas pessoas e não é para menos, afinal, a casa fica suja, o barulho parece não acabar e claro, é comum que o período de renovação traga uma série de contratempos aos donos do imóvel. Para evitar essas dores de cabeça, o segredo está em conhecer quais são os inconvenientes mais comuns e agir de forma preventiva desde o início dos trabalhos. Confira aqui quais são os contratempos mais recorrentes e veja dicas para evitá-los e resolvê-los de forma efetiva.

reforma imoveis sobrados em curitiba
Faça um cronograma realista junto com a construtora de reforma.

Atrasos na reforma em casa

Talvez um dos problemas mais comuns, os atrasos em reformas são frequentes e acabam desestimulando muita gente a renovar e melhorar seus imóveis. Entretanto, nem todo mundo sabe que a culpa nem sempre é da construtora. Em muitos casos a equipe detecta a necessidade de reparos não previstos inicialmente no projeto, o que acaba atrasando o cronograma.

Para prevenir este problema é essencial procurar por profissionais capacitados a realizar uma análise mais detalhada da propriedade – o que pode também envolver um investimento maior. Caso a reforma já esteja atrasada, faça uma estimativa do tempo a mais que será gasto. Ou seja, se o imóvel for novo, acrescente 50% ao período informado, já para reforma de casas antigas, aumente esse tempo em 100%.

Sujeira durante a reforma em casa

Reformas em casa tendem a gerar muita sujeira e entulho no próprio espaço, então, é preciso sempre cuidar para não ocorrer um acúmulo que, além de desagradável, pode atrair insetos perigosos. Sendo assim, a melhor medida é garantir que haja uma pessoa responsável pela coleta diária de materiais. Se notar que a sujeira está se acumulando, cobre a construtora responsável pela reforma por uma solução.

Verifique se a limpeza está prevista no contrato e, se estiver, cobre. Caso não esteja, você terá que dedicar alguns dias para limpar o local ou contratar uma empresa ou profissional para realizar o trabalho.

Falta de dinheiro durante a reforma em casa

Durante uma reforma, há quem se veja sem dinheiro para finalizá-la. A melhor forma de evitar esta situação é fazer um fundo reserva com pelo menos 50% do valor orçado, eliminando a chance de paralisação das obras ou contração de dívidas.

Já está envolvido em uma reforma e acredita que vai faltar dinheiro para terminá-la? Se for o caso, corte, ainda que temporariamente, itens que não sejam indispensáveis e invista seus recursos naquilo que é essencial, como melhoras estruturais (rachaduras, infiltrações, etc).

Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui que a gente responde para você!

 

Confira aqui como planejar a reforma em casa.